SUBJECTS
REQUIRED SUBJECTS
RESEARCH METHODOLOGY IN ARTS
WORKLOAD: 30h
CREDITS: 2
SYLLABUS:
The aim of this subject is to deepen reflections on the importance of scientific research delineating elements, especially the research problem, objectives, justification, and its articulation with theoretical affiliation and methodological choice, considering as objects of study both the cinematographic and video arts discourses and their creative processes. It also approaches the systematization of writing practices in the academic genre, developing the linguistic-discursive competence in situations of formal communication in the arts area and its connection with related fields.
FILM AND VIDEO ART THEORIES
WORKLOAD: 30h
CREDITS: 2
SYLLABUS:
Subject directed to discussing the theoretical formulations present in the conceptual development of Film and Video Arts, that are observed from historical perspectives, seeking interrelations with other fields of knowledge.
IMAGE, CULTURE AND MEANING
WORDKLOAD: 30h
CREDITS: 2
SYLLABUS: Reflections on the image and its regimes of meaning production in Film and Video Arts, considering aesthetic, historical, social and cultural dimensions that constitute the visualities of these arts.
ARTISTIC PROCESSES IN FILM AND VIDEO ARTS
WORKLOAD: 30h
CREDITS: 2
SYLLABUS:
This subject is dedicated to the notion of creation as a vector of the artistic processes. Cinematographic and video arts practices are objects of investigation in their elaboration, realization and exhibition dimensions, focusing on the comprehension of creative acts.
RESEARCH SEMINAR
WORKLOAD: 60h
CREDITS: 4
SYLLABUS:
This subject is dedicated to the development of the students' research projects, as a way to improve aspects such as the definition of research objects, corpus analysis, methodological possibilities, discussion of individual processes, and the maturing of bibliographic and artistic bases.
OPTIONAL SUBJECTS
CINEASTAS – AUTORIA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA NO CINEMA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina dedicada ao estudo da evolução do conceito de autor no cinema e seus desdobramentos até o conceito de cineasta enquanto artista criador. As reflexões de cineastas e suas obras são objetos de investigação correlacionada em busca das proposições criativas e de seus percursos de pensamento até e a partir das obras.
CINEMA E RECEPÇÃO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Esta disciplina é dedicada ao estudo de aspectos culturais, estéticos e discursivos da recepção de obras cinematográficas, dando lugar a tematizações em torno das teorias da recepção e da espectatorialidade, do lugar do espectador na história e na construção dos sentidos e do valor dos filmes, de práticas e contextos da recepção cinematográfica, bem como da relação entre discurso, saber e poder na recepção de filmes.
CINEMAS, ESTÉTICAS, EXPERIÊNCIA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina dedicada a reflexões em torno de Cinema e cinemas no plural, bem como Cinema e sala escura. Estudo e análise comparativa de produtos cinematográficos ficcionais e não-ficcionais, considerando aspectos estéticos, estilísticos e autorais. Reflexões a respeito de suas relações com os contextos socioculturais em que se inserem, tendo em vista o redimensionamento dos padrões perceptivos e seus reflexos na construção de subjetividades. Investigação de questões epistemológicas ligadas ao conceito de estética em seus desdobramentos atuais. Avaliação da contribuição do instrumental teóricometodológico à leitura de narrativas fílmicas. A questão cinema(s) e experiência estética.
CINEMA, IDENTIDADE E MEMÓRIA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A disciplina compreende discussões sobre a relação entre cinema, identidade e memória a partir das questões interculturais, geográficas e identitárias, vertidas nos domínios das políticas das representações e nos imaginários sociais passados e contemporâneos. Propõe pensar questões relacionadas ao “nacional”, “internacional”, “periférico” e “transcultural” dentro do cinema, apesar da crise nos conceitos de “nação” e “nacionalismo”, em contraponto às narrativas de origem com relação ao cânone cinematográfico.
CORPO E MOVIMENTO NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina destinada a apresentar reflexões sobre a re[a]presentação do corpo em ação performática no cinema e nas artes do vídeo. Cinedança, videodança, videoclipes dançantes, ciberdança, documentários de dança). O corpo-comunicação, o corpo-câmera e a câmera-corpo.
ESTUDOS DE CINEMA BRASILEIRO: MODERNISMO, CRÍTICA E CINEFILIA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Discussão de filmes e reflexões críticas sobre o cinema brasileiro moderno. Cineclubes, periódicos, cinematecas, mostras e festivais. Literatura cinematográfica. Práticas de pesquisa e estudos históricos de cinema na universidade.
ESTUDOS CULTURAIS, CINEMA E ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Essa disciplina busca discutir na perspectiva dos Estudos Culturais, a relação entre os processos históricos e a produção cinematográfica e das artes do vídeo, refletindo sobre práticas culturais e artísticas de cada tempo, com ênfase para as questões de gênero, raça, classe e sexualidade.
NARRATIVAS E INTERATIVIDADE NAS ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A disciplina investiga as relações de aproximação e afastamento entre os conceitos de narrativa e interatividade no contexto das artes do vídeo. A abordagem articula a criação e a recepção em estrutura de tensão mediada pelo texto como sistema. Propõe-se, a partir de observação e reflexão teórica, identificar formas e efeitos da interatividade narrativa tais como simulação, jogo e texto ergódigo, em relação às plataformas de criação e suas respectivas limitações e propriedades computacionais.
VIDEOARTE
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Esta disciplina tem o objetivo de investigar alguns contextos de aparição da videoarte. Isto se dará a partir do estudo de práticas artísticas notáveis, que trouxeram, de forma crítica, o vídeo em geral para o campo da arte e instauraram um espaço audiovisual poético para as tecnologias do vídeo. Tal produção videográfica será entendida, independentemente do período em que foi realizada, como um conjunto complexo de saberes compartilhados por diferentes campos do conhecimento.
TÓPICOS ESPECIAIS
TÓPICOS ESPECIAIS
CARGA HORÁRIA: 15h em cada tópico
CRÉDITOS: 1 para cada tópico
EMENTA: Cursos de curta duração sobre tópicos específicos ofertados conforme propostas de docentes do programa ou de docentes externos convidados para tal. Tais cursos serão creditados aos alunos participantes como atividades complementares.
ASIGNATURAS OBLIGATORIAS
REQUIRED SUBJECTS