Você está aqui: Página Inicial > Sobre PPG-CINEAV

   


 

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar foi aprovado pela Capes em outubro de 2018 e teve o início de suas atividades em 2019. Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu com área de concentração em Teorias e Processos em Cinema e Artes do Vídeo, o que possibilita pesquisas no campo das Artes que tomem o cinema e/ou o vídeo como objetos de convergência de reflexões teórico-analíticas e/ou de fazeres artísticos. Tais pesquisas devem partir de pensamentos e práticas firmados tanto em bases próprias do cinema e das artes do vídeo, quanto em aproximação com outras áreas de conhecimento.

 



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O PPG-CINEAV encontra-se articulado à área de concentração Teorias e Processos em Cinema e Artes do Vídeo, que congrega pesquisas no campo das Artes e tomam o cinema e o vídeo como objetos de convergência de reflexões teórico-analíticas e de fazeres artísticos, propostos a partir de pensamentos e práticas firmados tanto no campo do cinema e do vídeo, quanto em aproximação com outras áreas de conhecimento.

 



LINHAS DE PESQUISA

1) Teorias e discurso no Cinema e Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa teórico-analítica, o Cinema e as Artes do Vídeo são tomados eminentemente como formas de produção de sentido, isto é, como discursos produzidos em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Reúnem-se aqui, portanto, pesquisas que permitam que diversas abordagens de análise dos discursos que se constituem no Cinema e nas Artes do Vídeo – tanto nas produções artísticas, como nos esforços de teorização – sejam postas em reflexão.

2) Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa, o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. Portanto, tratam-se de pesquisas que envolvam reflexões sobre o fazer no cinema e no vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos ou atos de realização. 

 



MISSÃO DO PROGRAMA

Gerar e difundir conhecimento na área de Artes, nos campos do Cinema e das Artes do Vídeo, por meio da pesquisa artístico-científica, com vistas a contribuir com uma sociedade democrática, crítica, sensível e respeitosa da diversidade humana e ambiental, em âmbito regional, nacional e internacional.

  



OBJETIVOS DO PROGRAMA

A formação proporcionada pelo PPG-CINEAV objetiva suprir a necessidade de capacitação artístico-científica de indivíduos de diferentes áreas, ofertando-lhes um ambiente que proporcione estímulos para a produção e difusão qualificada do conhecimento artístico-científico acerca das artes do Cinema e do Vídeo e possíveis interfaces. Neste sentido, o objetivo central deste programa é qualificar profissionais em nível acadêmico capazes de:


- produzir e difundir conhecimento artístico-científico nas subáreas do Cinema e das Artes do Vídeo;


- atuar no ensino superior, bem como em outros níveis de ensino e em diferentes áreas de atuação no campo artístico-cultural, no âmbito dos processos do Cinema e das Artes do Vídeo, a partir de subsídios teórico-artísticos que permitam uma leitura aprofundada das questões estéticas, éticas, históricas e sociais envolvidas nestas artes;


- valorizar a produção do Cinema e das Artes do Vídeo como campos de pensamento artístico-científico;


- contribuir para a difusão de produções artísticas do Cinema e das Artes do Vídeo em diferentes instâncias de circulação, ampliando o acesso, as possibilidades de leitura crítico-estética, bem como a valorização das obras;