Você está aqui: Página Inicial > Sobre PPG-CINEAV

banner_SOBRE.png

   


 

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar foi aprovado pela Capes em outubro de 2018 e teve o início de suas atividades em 2019. Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu com área de concentração em Teorias e Processos em Cinema e Artes do Vídeo, o que possibilita pesquisas no campo das Artes que tomem o cinema e/ou o vídeo como objetos de convergência de reflexões teórico-analíticas e/ou de fazeres artísticos. Tais pesquisas devem partir de pensamentos e práticas firmados tanto em bases próprias do cinema e das artes do vídeo, quanto em aproximação com outras áreas de conhecimento.

 



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O PPG-CINEAV encontra-se articulado à área de concentração Teorias e Processos em Cinema e Artes do Vídeo que congrega pesquisas no campo das Artes e tomam o cinema e o vídeo como objetos de convergência de reflexões teórico-analíticas e de fazeres artísticos, propostos a partir de pensamentos e práticas firmados tanto no campo do cinema e do vídeo, quanto em aproximação com outras áreas de conhecimento.

 



LINHA DE PESQUISA

1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa teórico-analítica, o Cinema e as Artes do Vídeo são tomados eminentemente como formas de produção de sentido, isto é, como discursos produzidos em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Reúnem-se aqui, portanto, pesquisas que permitam que diversas abordagens de análise dos discursos que se constituem no Cinema e nas Artes do Vídeo – tanto nas produções artísticas, como nos esforços de teorização – sejam postas em reflexão.

2) Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo - nesta linha de pesquisa, o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. Portanto, tratam-se de pesquisas que envolvam reflexões sobre o fazer no cinema e no vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos ou atos de realização.