Notícias
Concerto “Um Bandolim para Radamés” comemora os 120 anos de Radamés Gnattali, um dos maiores nomes da música brasileira
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Campus de Curitiba I/Embap, convida a comunidade para o Concerto “Um Bandolim para Radamés”, com Daniel Migliavacca (bandolim) e Rafael Iravedra (violão), entre outros convidados.
Será dia 22 de setembro, às 20h30, no Auditório Mário Schoemberger (sede da Barão), à Rua Barão do Rio Branco, 370.
O evento - gratuito e aberto à comunidade – faz parte da disciplina de Prática Artística do curso de Licenciatura em Música, sob a responsabilidade da docente Ângela Sasse.
Daniel Migliavacca é um bandolinista paulistano, radicado em Curitiba, que tem se destacado em diversos projetos como solista, arranjador, compositor, acompanhador, diretor e produtor musical passando pela música brasileira, jazz, música erudita e contemporânea. Possui nove álbuns lançados com diferentes formações instrumentais e já esteve em shows ao lado de Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Dominguinhos, Raul de Souza, Altamiro Carrilho, Marcel Powell, Nelson Sargento, entre outros. É doutorando em Música pela UFPR, mestre em Música pela UFRJ (2019) e bacharel em Música Popular pelo Campus de Curitiba II/FAP (2011). Atua também como professor no Campus de Curitiba II/FAP, no curso de bacharelado em Música Popular Brasileira.
Comemorando os 120 anos de um dos maiores nomes da música brasileira, o projeto “Um Bandolim para Radamés” apresenta o bandolinista Daniel Migliavacca interpretando obras de Radamés Gnattali, divididas em peças originais para bandolim e peças arranjadas por Daniel, especialmente para o projeto que destaca a relação do compositor com o bandolim, assim como, sua atuação entre os meios popular e erudito (de concerto).
Radamés manteve uma relação próxima e de admiração mútua com grandes bandolinistas brasileiros, como Jacob do Bandolim e Joel Nascimento. Para Jacob, dedicou a Suíte Retratos (1964), e para Joel, o Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas (1985).
Nesse concerto, Daniel Migliavacca se apresenta com a formação de sexteto, inspirada no tradicional conjunto regional de choro (bandolim, 2 violões, violão 7 cordas, cavaco e pandeiro), que possibilita uma sonoridade camerística e essencialmente brasileira, traços marcantes na música de Radamés Gnattali. O repertório inclui a “Suíte Retratos” e o “Trio para Bandolim e 2 Violões” (extraído do “Concerto para Bandolim e Cordas”), em versões originais do próprio compositor. Também serão apresentados alguns choros como: “Papo de anjo”, “Remexendo” e “Serenata no Joá”.
Programa "Um Bandolim para Radamés"
Trio para Bandolim e 2 Violões - Radamés Gnattali
(Extraído do Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas)
I. Allegro moderato
II. Lento e expressivo
III. Com espírito
Daniel Migliavacca (bandolim)
Rafael Iravedra (violão)
Luciano Lima (violão)
CHOROS - Radamés Gnattali
- Papo de Anjo
- Pé de moleque
- Serenata no Joá
- Remexendo
Daniel Migliavacca (bandolim e arranjo)
Lucas Melo (violão 7 cordas)
Lucas Miranda (cavaco)
Luís Rolim (pandeiro)
SUÍTE RETRATOS - Radamés Gnattali
I. Pixinguinha
II. Ernesto Nazareth
III. Anacleto de Medeiros
IV. Chiquinha Gonzaga
Daniel Migliavacca (bandolim)
Rafael Iravedra (violão)
Luciano Lima (violão)
Lucas Melo (violão 7 cordas)
Lucas Miranda (cavaco)
Luís Rolim (pandeiro)