Você está aqui: Página Inicial > Menu Administrativo > CEDH

Sobre o CEDH

Acolhimento psicológico no CEDH Acolhe Campus Curitiba I

O acolhimento psicológico no CEDH Acolhe, Campus de Curitiba I, ocorre na sala 406 (4º andar) da Sede Tiradentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O serviço pode ser acessado por meio de agendamento, pelo e-mail: apoiopsico.curitiba1@unespar.edu.br ou pessoalmente na sala 108 (CEDH/DivAS).

O apoio é totalmente gratuito e está disponível para toda a comunidade acadêmica.

Todas as pessoas são bem vindas!

Equipe e Contato

CEDH CURITIBA I -  CENTRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 

PROGRAMA CEDH ACOLHE

NESPI – Núcleo de Educação Especial Inclusiva

NERA - Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais

NERG- Núcleo de Educação para Relações de Gênero

O CEDH Acolhe é o Programa de Apoio Emocional da UNESPAR, responsável por ofertar acolhimento psicológico e outras ações voltadas à prevenção do sofrimento psíquico e à promoção de saúde mental no ambiente universitário. Toda a comunidade acadêmica – discente, docente ou agente universitária – pode acessar o serviço, seja para solicitar acolhimento individual ou para a proposição de projetos e atividades coletivas. Os agendamentos são feitos pelo e-mail: apoiopsico.curitiba1
@unespar.edu.br, e os acolhimentos – que consistem em escuta e orientação psicológica breve – acontecem na sala 406 da Sede Tiradentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Contato do CEDH Acolhe

Coordenação:
Prof.ª Drª Eveline Favero

Email:
apoiopsico.curitiba1
@unespar.edu.br
É um espaço para discussão, planejamento e implementação de estratégias que garantam acesso, inclusão e permanência de pessoas com deficiência (física neuromotora, sensorial ou intelectual), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/ superdotação e comprometimento físico ou psicológico de caráter permanente ou transitório que dificulte seu desenvolvimento acadêmico em iguais condições com os demais. Desenvolve estratégias de ações educacionais para o combate à violência simbólica ocasionada por barreiras atitudinais, comunicacionais, arquitetônicas, pedagógicas e metodológicas que dificultem o desenvolvimento dessas pessoas com igualdade de oportunidades.


nespi


Contato do NESPI:

Coordenação: 
Professora Me. Eliane Cinira Rodrigues Terra 

Email:
nespi.curitiba1@unespar.edu.br 
É um espaço para discussão, planejamento e implementação de estratégias que garantam acesso, inclusão e permanência de pessoas socialmente discriminadas por motivos étnico-raciais e combatam a violência simbólica proveniente do racismo e/ou xenofobia. Desenvolve estratégias de ações educacionais que promovam a descolonização material e epistemológica provenientes de experiências de dominação e subalternização, enfrentadas principalmente pelas populações negra e indígena.



nera




Contato do NERA: 

Coordenação: 
Professor Dr. Mário Eugênio Saretta Poglia

Email:
nera.curitiba1@unespar.edu.br 
É um espaço para discussão, planejamento e implementação de estratégias que garantam o acesso, inclusão e permanência de pessoas discriminadas por motivo de identidade de gênero ou orientação sexual. Desenvolve estratégias de ações educacionais para o desvendamento da desigualdade de gênero e o enfrentamento  da violência contra mulher, e promovam reflexão para a construção de cultura de respeito ao ser humano em suas singularidades.



nerg




Contato do NERG:

Coordenação: 
Professor Dr. Tony Willian Boita

Email:
nerg.curitiba1@unespar.edu.b

CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social em trabalho conjunto para acolher a comunidade acadêmica

O Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH é coordenado pela Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Direitos Humanos - PROPEDH e tem como objetivo promover ações para o acesso, inclusão e permanência de grupos socialmente vulneráveis na Unespar.  O CEDH está constituído nos sete campi universitários e é composto pelos seguintes núcleos de ação especializada: Núcleo de Educação Especial Inclusiva - NESPI;  Núcleo de Educação para Relações Étnico-raciais - NERA e Núcleo de Educação para Relações de Gênero - NERG, os quais dão suporte técnico e operacional à Diretoria de Direitos Humanos. Os CEDHs e seus núcleos são espaços de acolhimento, construção de conhecimento e orientação para práticas educacionais pautadas na equidade, respeito à diversidade e no exercício da cidadania, incluindo ações nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Diretora de Direitos Humanos

Profa. Fabiane Freire França

Chefe de Divisão de Direitos Humanos

Claudia Priori

E-mail: direitos.humanos@unespar.edu.br

1 – MAPEAMENTO - A DAE está realizando o mapeamento de estudantes em situação de maior vulnerabilidade social e aqueles que não possuem acesso à internet, por meio da rede de  Seções de Assuntos Estudantis em colaboração com as Organizações Estudantis, os Colegiados e os Comitês de Apoio de cada campus. Os estudantes que não acessarem as tentativas de comunicação via web serão contatados por telefone, por meio do trabalho, em mutirão, de professores integrantes do CEDH que atuam nos Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) e Seçōes de Assuntos Estudantis, possibilitando  o acesso às informações de acolhimento e a comunicação com um maior número de estudantes possível. É muito importante que todas as pessoas com acesso à internet respondam às comunicações referente ao mapeamento, para que possamos entrar em contato por telefone apenas com as pessoas que não estejam conectadas.

ACESSE AQUI O CANAL DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE

 

2 – APOIO PEDAGÓGICO NÃO PRESENCIAL PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS  E SEUS PROFESSORES - Os Núcleos de Educação Especial Inclusiva (NESPIs), constituídos nos sete campi da Unespar, iniciaram a modalidade de APOIO PEDAGÓGICO online e por telefone, destinado a estudantes com necessidades educacionais especiais e seus professores. Este formato de Apoio Pedagógico tem como proposta manter um contato direto e mais acolhedor com esses estudantes e professores, possibilitando a orientação do processo de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social, necessário para conter os avanços pandemia de COVID-19 no Brasil.

Para facilitar a efetivação deste modo de Apoio Pedagógico,  os integrantes do NESPI dos sete campi da Unespar adotaram o procedimento de entrar em contato por e-mail e por telefone com estudantes autodeclarados com deficiência e/ou outras necessidades educacionais especiais, matriculados na Unespar.  Os contato tem como proposta  acolher esses estudantes e oferecer a possibilidade de apoio pedagógico neste difícil momento.

Os agendamentos podem ser feitos por estudantes com necessidades educacionais especiais  e professores diretamente pelos contatos de e-mail e/ou telefone celular/whatsapp dos Nespi em todos os campi da Unespar.

VERIFIQUE AQUI O CONTATO DISPONIBILIZADO PARA O SEU CAMPUS

3 – APOIO A NECESSIDADES BÁSICAS EMERGENCIAIS: Os Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social, em articulação com o CEDH e o DAE, estão planejando ações para o auxílio material a estudantes em situação de risco social, assim como, ações informativas sobre políticas públicas de apoio a pessoas em situação de risco social  e a implementação de outras ações emergenciais que surjam das demandas de cada campus.

CONSULTE AQUI OS INTEGRANTES DO COMITÊ EM SEU CAMPUS

CEDH, DAE e Comitês de Apoio às Pessoas em Risco Social trabalhando juntos para acolher a comunidade acadêmica da Unespar. Acompanhe as ações e participe!