Você está aqui: Página Inicial > Menu pesquisa e pós > Publicações > Simpósio de Violão > Simpósio Acadêmico de Violão 2017

IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - 2017

 Anais do IX Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, 2017
ISSN 2317-4862
Idioma português




Endereço para submissão de trabalhos

Rua Barão do Rio Branco, 370 – CEP 80010-180 - Curitiba/PR
Rua Saldanha Marinho, 131 – CEP 80410-150 – Curitiba/PR
embap.curitiba1.unespar.edu.br


SUMÁRIO

Apresentação

Artigos - Documentos inseridos nesta publicação:

          001 – Capa – IX Simpósio Acadêmico de Violão – 2017

          002 – Créditos

          003 – Ficha Catalográfica

          004 – Apresentação – Fabio Scarduelli – Coordenador geral do IX Simpósio Acadêmico de Violão da Embap

          005 – Sumário

          006 – ARTIGOS

01 – Breno Raphael de Andrade Pereira – UFAL – Nova transcrição “Noite de Lua” de Dilermando Reis para violão solo fundindo a parte dos dois violões com base na gravação original

02 – Caio Cezar Braga Bressan – UFMS; e Marcelo Fernandes Pereira – UFMS – Os arpejos em Leo Brouwer e Matteo Carcassi: uma análise técnica e complementação

03 – Diego Lima dos Santos – Conservatório de Música de Sergipe; e Robson Barreto Matos – Universidade Federal da Bahia – O Violão Sergipano: O Idiomatismo Na Música Para Violão De Alvino Argollo

04 – Fernando Aguera – Unicamp – Peças Folclóricas brasileiras associadas ao método Suzuki de violão: proposta para abordagem de duas peças

05 – Humberto Amorim – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – O Método de António da Silva Leite para guitarra inglesa e a circulação de suas peças no Brasil Oitocentista

06 – Ivan Daniel Barasnevicius – IA/UNICAMP; e Gilson Uehara Gimenes Antunes – IA/UNICAMP – Estudo comparativo entre duas versões da música “Cheio de Dedos”, do compositor Carlos Altier de Souza Lemos Escobar, o Guinga

07 – Sérgio Deslandes – UFPE – Aralume, as diversas representações sonoras de uma composição Armorial

08 – Tamires Lemos Rampinelli – UFSJ; e Vladmir Agostini Cerqueira – UFSJ – Estratégias Motivadoras Para Leitura Musical À Primeira Vista: estudo de caso a partir do contexto da iniciação ao violão

09 – Thiago Corrêa de Freitas – Universidade Federal do Paraná; Igor Mottinha Fomin – Universidade Federal do Paraná; e Monicky Ellys Zaczéski – Universidade Federal do Paraná – Violão na Luteria UFPR: ensino da construção e pesquisas sobre o instrumento

10 – Victor Polo – Unicamp – “Carinhoso”, de Pixinguinha: uma análise do arranjo e da performance de Lula Galvão ao violão solo

11 – Francisco Bueno Domingueti – DMUSI/UFSJ; e Vladmir Agostini Cerqueira – DMUSI/UFSJ – Práticas de Tocar de Ouvido: A Escuta Como Estratégia de Aprendizagem do Violão

12 – Ricardo Fabiani Silva – DMUSI-UFSJ; e Vladmir Agostini Cerqueira – DMUSI-UFSJ – Reflexões sobre uma produção de arranjos didáticos vinculada ao processo de ensino: A Experiência dos Trovadores de Santa Cruz de Minas

13 – Amy Brandon, PhD student – Dalhousie University – Canadá – The uniquely complex bimanual task of classical guitar performance: a developing experiment for examining instrument-specific interhemispheric inhibition in guitarists

 

Edições Anteriores