II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - 2008
Endereço para submissão de trabalhos
Rua Barão do Rio Branco, 370 – CEP 80010-180 - Curitiba/PR
Rua Saldanha Marinho, 131 – CEP 80410-150 – Curitiba/PR
embap.curitiba1.unespar.edu.br
II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP: Introdução / Objetivo / Operacionalização / Palestras, Recitais, Master Class / Comunicações / Equipe de Organização / Logística / Inscrições / Certificados / Custos / Publicação de Anais / Normas para as Comunicações e Apresentação dos Trabalhos / Ficha de Inscrição
ARTIGOS
1 – Mário da Silva – Mestre em Performance pela UNIRIO e professor de violão da EMBAP – Elementos Percussivos Estruturais: uma abordagem em obras para violão de Edino Krieger e Arthur Kampela
2 – Edson Figueiredo – Bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestrando em música na Universidade Federal do Paraná, sob a orientação da Dra. Rosane Cardoso Araújo – A motivação do aluno no contexto violonístico através do continuum de autodeterminação – Um projeto de pesquisa
3 – Luis Alberto Garcia Cipriano – Graduado em Licenciatura em Música pelo Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP – Quase uma suíte pós-moderna: Análise de “Preludio” e “Quasi una Passacaglia”, obras para violão solo de Gilberto Mendes
4 – Sólon de Albuquerque Mendes – Mestrando da UFPR/CAPES, sob orientação do Dr. Norton Dudeque – Análise de Procedimentos Imitativos na Obra “Electric Counterpoint” de Steve Reich
5 – Felipe Augusto Vieira da Silva – Especialista em Análise e Música de Câmara pela Embap – Uma breve análise da obra “El Arpa del Guerrero” de Leo Brower
6 – Clayton Vetromilla – Instituto Villa-Lobos/Unirio – O “Prelúdio nº 2” para violão de Guerra-Peixe e a trilha sonora do filme “O Diabo Mora no Sangue”
7 – Aluísio Coelho Barros – Graduando em Violão pela Embap, na classe do Prof. Orlando Fraga – “Canções Elisabetanas para Voz e Alaúde”: Relação entre música e texto
8 – Haroldo Roger Benghi Burmester – Graduado pelo Curso Superior de Instrumento (violão clássico) pela Embap, mestrando pela UFPR – Análise retórico-musical das Árias “Flow my tears” e “Come, heavy sleep”, de John Dowland (1563-1626)
9 – Alex Anderson Zanão – Graduando em Violão pela Embap, na classe do Prof. Mário da Silva – O Alaúde na Renascença
10 – Luis Cesar Gontarski – Graduando em Violão pela Embap – Transcrições: Considerações para uma transcrição coerente
11 – Allan Kolodzieiski – Graduando em Violão pela Embap, na classe do Prof. Mário da Silva – Os doze estudos para violão de Francisco Mignone
12 – Vinícius Jacomin – Graduando de Violão da Embap – A obra para violão de Camargo Guarnieri
13 – Aluísio C. Barros e Luciana E. L. Tenório – Alunos do 2º ano do curso de Bacharelado em Violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Concerto para dois Violões, Oboé e Orquestra, de Radamés Gnattali: as influências da música folclórica e popular
14 – Josemar Vidal Jr. – Formando do Curso Superior de Instrumento (Violão) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – RADAMÉS GNATTALI – Estudo nº 5 para Violão Solo e suas relações com a Música Caipira
15 – Beatriz Helena Furlanetto – Mestre em Educação, pesquisadora, pianista e professora assistente da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – MÚLTIPLAS IDENTIDADES NA PÓS-MODERNIDADE – Uma Polifonia em Construção
16 – Leonardo Allen Wilczek – Professor de Violão, Licenciado em Música pela Embap (Escola de Música e Belas Artes do Estado do Paraná) – O ERRO A SEU FAVOR – Considerações sobre o erro e sua utilidade no processo de aprendizado
17 – Maria do Rocio R. I. Vieira – Rocio Infante é bailarina e educadora – TÉCNICA DE ALEXANDER E O VIOLONISTA: A Educação Somática, a Técnica de Alexander como influências do movimento organizacional, às Práticas Corporais na área da música
18 – Daniel Ribeiro Medeiros e Cristina Barcellos – Bacharel em Música, habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel – Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pelotas, UCPel – Considerações sobre a Distonia Focal e os Fundamentos da Técnica/Instrumental ao Violão
19 – Cosme Luis de Almeida e Eldade Moreira Marcelino – Cosme: Aluno do 3º ano do Curso Superior de Instrumento da EMBAP – Eldade: Bacharel em violão pela EMBAP, mestre em educação musical pela Campbelville University, professor temporário na UEM e efetivo na Escola de Artes de Chapecó – A MÚSICA DE CÂMARA PARA VIOLÃO – DUOS: Breve relato histórico
20 – Adriano Alexandre Rivas Orellana – Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Música e Artes Cênicas – Curso de Educação Artística: Habilitação em Música – Orientação de Ms. Maurício Tadeu dos Santos Orosco – DIGITAÇÃO VIOLONÍSTICA – Uma análise crítica e musical das transcrições de Andrés Segovia e Frank koonce da Fuga BWV 998 de J. S. Bach
21 – Nery André Borges de Oliveira e Edson Domingos Fagundes – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP – e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR – MÚSICA SERTANEJA: A Relação entre a Urbanização e a Diversidade Musical, Temática e Rítmica
22 – Willian Marcel Cordeiro Lentz – Graduando em Composição e Regência pela Embap – A Música Indígena e sua função como base de composição para violão
23 – Guilherme Campos – Graduado em violão pela Embap, de onde também possui especialização em Educação – Professor do Colégio Dom Bosco e, além disso, escritor – MÚSICA NAS ESCOLAS
24 – Fabio Scarduelli – Doutorando em Música, UNICAMP – Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini – Fabio é violonista formado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Curitiba), e Mestre em Música pela UNICAMP – A PRODUÇÃO PARA VIOLÃO DE ALMEIDA PRADO
25 – Gilson Antunes – Professor de violão erudito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorando em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da Prof. Dra. Flávia Toni – Américo Jacomino “Canhoto” e o início do violão solo em São Paulo
26 – Luciano Chagas Lima – Doutor pela Universidade de Montreal, Canadá – RADAMÉS GNATTALI: Os Quatro Concertos para Violão Solo e Orquestra