I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - 2007
Endereço para submissão de trabalhos
Rua Barão do Rio Branco, 370 – CEP 80010-180 - Curitiba/PR
Rua Saldanha Marinho, 131 – CEP 80410-150 – Curitiba/PR
embap.curitiba1.unespar.edu.br
Normas para Apresentação de Trabalhos
Artigos
1 – Adailton Sergio Pupia – Graduando Curso Superior de Instrumento da EMBAP, na classe do Prof. Orlando Fraga – A Orquestra de Violões como formação camerística ao violonista – Tema: A Música de Câmara para Violão
2 – Alan Rafael de Medeiros – Graduando de Licenciatura em Música da UFPR, Universidade Federal do Paraná – Orientador Prof. Dr. Álvaro Carlini – Abordagem Genealógica de Sua Majestade, o violonista e compositor Dilermando Reis (1916-1977) – Tema: Produção Brasileira para Violão
3 – Aluísio Coelho Barros – Graduando do Curso Superior de Instrumento EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe do Prof. Orlando Fraga – César Guerra-Peixe: Prelúdio Nº 1 (Lua Cheia) – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
4 – Beatriz Helena Furlanetto – Mestre em Educação – Pianista e Professora Assistente da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – A Produção do Conhecimento nas Instituições de Ensino Brasileiras – Tema: A Produção Brasileira para Violão
5 – Daniel de Lima – Graduado pelo Curso Superior de Instrumento da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, classe do Prof. Orlando Fraga – Progressão dos Conjuntos em Paisaje Cubano Com Campanas, de Leo Brouwer – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
6 – Danilo Bogo – Graduado em Violão pela EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe do Prof. Luis Cláudio Ribas Ferreira – LEITURA MUSICAL AO VIOLÃO – Um método focado nas dificuldades de mudança de posições – Tema: A Música de Câmara para Violão
7 – Edson Figueiredo – Graduando do Curso Superior de Instrumento da EMBAP, na classe do Prof. Mário da Silva – Concerto à Brasileira nº 4 – Radamés Gnattali (1906-1988)
8 – Eldade Moreira Marcelino – Mestre pela Campbellsville University – Professor de Violão na Universidade Estadual de Maringá e na Escola de Artes de Chapecó - Aula de Violão nas Universidades Brasileiras: Um olhar a partir de Perrenoud – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
9 – Everaldo Skrock – Doutor em Filosofia pela UFPR – Professor de Antropologia Cultural e Folclore Musical na EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Violão Preparado – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
10 – Fabiano Carlos Zanin – Mestre em Artes pela USP, Universidade de São Paulo – Atualmente é professor na EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na FAP, Faculdade de Artes do Paraná – O Violão Flamenco e as Formas Musicais Flamencas
11 – Fernando Augusto Rodrigues – Graduando do Curso Superior de Instrumento da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – VERDADES: uma linguagem contemporânea – Análise de Superfície da Obra de Márcio Côrtes
12 – Roberto Froes – Professor da Escola de Música do Estado do Maranhão, EMEM – Graduando do Curso Superior de Instrumento da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe do Prof Orlando Fraga - O MÚSICO E O SEU CORPO – A Interferência Corporal no Recital Camerístico – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
13 – Josemar Vidal Jr – Graduando do Curso Superior de Instrumento da Embap, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe do Prof. Luis Cláudio Ribas Ferreira – CLÁUDIO MENANDRO – Sombra e Água Fresca – Tema: A Produção Brasileira para Violão
14 – Leonardo Allen Wilczek – Professor de Violão, licenciado em Música pela Embap, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – VARIAÇÕES BROUWER – O processo criativo das Variações sobre um tema de Brouwer, de Leonardo Wilczek – Tema: A Produção Brasileira para Violão
15 – Luciana Elisa Lozada Tenório – Graduanda do Curso Superior de Instrumento da Embap, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe do Prof. Orlando Fraga – INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA RENASCENTISTA: A TABLATURA COMO APOIO PARA O INTÉRPRETE MODERNO – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
16 – Luciano César Morais e Silva – Mestre em musicologia pela USP, Universidade de São Paulo; Professor de Violão e Música de Câmara do Núcleo de Música da Universidade Cruzeiro do Sul – SÉRGIO ABREU – POÉTICA E HERANÇA HISTÓRICA ATRAVÉS DE SUAS TRANSCRIÇÕES PARA VIOLÃO: RELATO DE UMA PESQUISA CONCLUÍDA – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
17 – Luiz Cláudio Ribas Ferreira – Professor da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Graduação e Pós-Graduação em Música Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP – Mestrando em Práticas Interpretativas pela UFBA – Universidade Federal da Bahia – Três trabalhos de gravação contendo obras italianas e da América do Sul – A SUITE POPULAR BRASILEIRA PARA VIOLÃO SOLO DE HEITOR VILLA-LOBOS
18 – Mário da Silva – Professor da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, desde 1991. Bacharel em Violão (1992) pela mesma escola, onde estudou na classe do Prof. Orlando Fraga. Especialista em Música de Câmara (1998) e Mestre em Práticas Interpretativas pela UNIRIO (2002) – O VIOLÃO NO PARANÁ: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-ESTILÍSTICA – CATÁLOGO DE OBRAS – Tema: A Produção Brasileira para Violão
19 – Cosme Luís de Almeida – Luiz Henrique Rossatto de Mello – ambos Graduandos do Curso Superior de Instrumento da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Cosme na classe do Prof. Luiz Cláudio Ribas Ferreira; Luiz Henrique na classe do Prof. Orlando Fraga – CASABLANCA OP. 77, DE JAIME ZENAMON – Tema: A Produção Brasileira para Violão
20 – Orlando Fraga – Concertista e Professor de Violão. Estudos no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu, Uruguai. Mestre pela The University of Western Ontário, Canadá, e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, Nova York, USA – Professor Titular de Violão da EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – OS 12 ESTUDOS PARA VIOLÃO DE VILLA-LOBOS: COMO OS MANUSCRITOS PODEM INTERFERIR NA INTERPRETAÇÃO – Tema: Práticas Interpretativas ao Violão
21 – Rocio Infante – Coreógrafa e bailarina formada pela Nikolais/Louis Foundation for Dance (Fundação para Dança de Nikolais/Louis) – Formação Complementar em Técnica de Alexander, por Joel Kandall e Sheila Tramujas, em Nova York – EUA – Imaginação Liberada, um processo de aprendizado da arte corporal: Conexões e extensões corporais à movimentação enquanto ação cênica
22 – Fabio Scarduelli – Doutorando em Música, Instituto de Artes, UNICAMP, Orientador: Prof Carlos Fernando Fiorini. Fabio é violonista formado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Curitiba) e Mestre em Música, Instituto de Artes, UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini, com Bolsa CAPES – Carlos Fernando Fiorini – Doutor em Música e Mestre em Artes pela UNICAMP, Carlos também concluiu sua graduação nas modalidades de Composição e Regência pela mesma instituição – Desde 1997 é Professor de Regência do Departamento de Música, IA da UNICAMP, onde atualmente exerce o cargo de Coordenador de Graduação. Além de sua atuação acadêmica, é Regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – A obra para violão solo de Almeida Prado: um panorama histórico, estético e idiomático – Tema: A Produção Brasileira para Violão