Corpo Docente
ANA MARIA RUFINO GILLIES
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Mestrado e Doutorado pela UFPR. Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Campus II Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná-FAP, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes-GIPA, Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades-gpacs, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura-GEPEDIC e do Centro de Educação em Direitos Humanos-CEDH. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em História da Universidade Estadual do Paraná, Linha de Pesquisa Espaço de Práticas e Relações de Poder, onde ministro a disciplina de Espaços e Sociabilidades, oriento pesquisas e faço parte do Grupo de Estudos em História Cultural. Temas de interesse e pesquisas: relações entre história, memória e artes visuais, representações e protagonismos de figuras negras no cinema e demais artes visuais, relações entre escravidão e imigração no século dezenove e seus efeitos na contemporaneidade, relações étnico-raciais. Estudos a partir das perspectivas decolonial e interseccional.
Projeto de Pesquisa em andamento: Negros e Negras na história da arte ocidental.
ALEXANDRE RAFAEL GARCIA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Video)
Alexandre Rafael Garcia nasceu em 1985 em Curitiba. É pesquisador, realizador e professor de cinema. Doutor em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e bacharel em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Criador e organizador da Coleção Escrever o Cinema e da série de vídeo ensaios Dicionário de Cinema. Autor do livro "Contos morais e o cinema de Éric Rohmer" (A Quadro Edições, 2021). Trabalha com produção cinematográfica nas áreas de direção e produção, tendo realizado mais de sessenta filmes de curta, média e longa-metragem. Fundou e foi sócio da produtora O Quadro de 2010 a 2015. É coordenador pedagógico do Metrô: Festival do Cinema Universitário Brasileiro. Foi bolsista dos projetos de extensão Cinema Nosso (2012-13) e Experiência do Olhar (2009-10), do programa Universidade Sem Fronteiras da SETI-PR; e da Capes durante mestrado e doutorado. Foi professor na FAE Centro Universitário (2014-2018) e no Colégio Medianeira (2013-2020). Hoje trabalha na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) como professor temporário no Bacharelado em Cinema e Audiovisual; é integrante do grupo de pesquisa Cinecriare ? Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/CNPq); e é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Unespar.
Projeto de Pesquisa em andamento: Filmes de conversação: conceito, história e análise de um estilo cinematográfico
BEATRIZ AVILA VASCONCELOS
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Humboldt de Berlim. Professora Adjunta do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná, do qual é atualmente a coordenadora. Dedica-se a estudos da imagem em sua relação com o discurso e com a cultura, a relações entre imagem e colonialismo e a teorizações e estéticas de cineastas, com particular interesse nas relações entre cinema e poesia, regimes de imagem e modos de ver de cinemas poéticos como cinemas de atenção. É líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS - CNPq/Unespar). Escreve poesia e dramaturgia.
Projeto de Pesquisa em andamento: Imagem e Poesia em Pensamentos de Cineastas
CLAUDIA PRIORI
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professora Associada do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Doutora em História (UFPR/2012). Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), ambos da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: história das mulheres; estudos de gênero; violência; interseccionalidade; história das artes visuais.
Projeto de Pesquisa em Andamento: Artistas Mulheres: presença e produção na História da Arte paranaense (Século XX)
CRISTIANE DO ROCIO WOSNIAK
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Áreas de pesquisa e orientação:
- Corpo e Dança no Cinema
- Corpo e Dança nas Artes do Vídeo
- Teoria de Cineastas e Crítica de Processos aplicadas às audiovisualidades contemporâneas
Doutora e mestra em Comunicação e Linguagens (Estudos de Cinema e Audiovisual) pela UTP. Especialista em Artes (FAP). Vice-coordenadora do PPG-CINEAV (Unespar/FAP). Docente adjunta da Unespar vinculada ao colegiado do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual onde leciona as disciplinas de Linguagem Audiovisual II e Semiótica. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPR (linha: LiCorEs). Pesquisadora dos GPs: CineCriare – Cinema: criação e reflexão (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq) e Labelit – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/PPGE/CNPq).
Projeto de pesquisa atual: CORPO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS VINCULADAS À DANÇA E À PEDAGOGIA DA UBIQUIDADE.
Projeto de pesquisa em andamento: MULTILETRAMENTO DIGITAL E AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: PERSPECTIVAS PARA PROCESSOS DE (TRANS)CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
DÉBORA OPOLSKI
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com a tese "A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema a partir da perspectiva da edição de diálogos" (2017). Bolsista Capes/Fulbright na University of Southern California (USC), School of cinematic Arts, entre agosto de 2015 e abril de 2016. Pesquisa sobre processos de criação e produção sonora, captação e edição de som para cinema e artes do vídeo. Autora do livro "Introdução ao desenho de som", publicado pela editora da UFPB em 2013. É apaixonada pela sonoridade da fala e pelas performances vocais.
Projeto de pesquisa em andamento: Processos criativos no audiovisual
EDUARDO TULIO BAGGIO
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese “Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico”. Integrante dos grupos de pesquisa “Cinecriare – Cinema: Criação e Reflexão” (Unespar/CNPq) e “Eikos: imagem e experiência estética” (Unespar/CNPq). Integra também o ST Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) desde 2016 e o GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal) desde 2015. Atualmente desenvolve pesquisa intitulada “Cineastas – do conceito de autoria aos processos de criação artística no Cinema” e, paralelamente, estuda o cinema dos primeiros tempos no Paraná. Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Aniki, Cine Documental, Cognítio, Doc On-line, InTexto, Revista Livre de Cinema, Vazantes, entre outras. É um dos organizadores dos livros “Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas”, “Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema” e "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema". Atua ainda como cineasta documentarista, entre seus filmes destacam-se A Alma do Gesto (2020), João & Maria (2016), Santa Teresa (2014) e Traço Concreto (2013).
Projeto de pesquisa em andamento: Cineastas : do conceito de autoria aos processos de criação artística no Cinema
FÁBIO NORONHA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Fábio Noronha é artista visual e professor nos programas de Pós-graduação stricto sensu em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV: 2018-atual), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Nesta mesma instituição, leciona no bacharelado em Artes Visuais (BAV: 1996-atual) e coordenou o Laboratório Experimental de Vídeo (L.EX.VIDEO: 2016-2021). Em 2022 foi pesquisador visitante do Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem pós-doutorado na linha de Processos artísticos contemporâneos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC); mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS: 2005/6-2009/13); graduação em Pintura e especialização em História da Arte do Século XX (UNESPAR: 2001/2). Participou de exposições nas principais instituições brasileiras, tais como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no MASP em São Paulo, MAC e MON em Curitiba. A partir dos anos 2000 passou a distribuir seus trabalhos gratuitamente na Internet. Desenvolve na universidade, desde 2014, a pesquisa Revista ARMINHA, resultado do seu trabalho como artista e pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa Kinedária (PPG-CINEAV/Linha de processos artísticos). O projeto editorial da revista desdobra-se das tradições da colagem e da montagem do início do século XX. Suas pesquisas têm foco nos processos de criação em videoarte e seus circuitos de distribuição; nas relações entre vídeo e cinema; nos processos de criação em videoperformance e nas suas formas de apresentação; nas redes telemáticas e na leitura crítica das políticas de uso e termos privacidade dos contratos das redes sócio-técnicas.
Projeto de Pesquisa em andamento: Revista ARMINHA
JUSLAINE DE FÁTIMA ABREU NOGUEIRA
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015), mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2004), especialista em Literatura e Ensino (2001) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e graduada em Letras (1999) também pela Unioeste. Suas atividades estão voltadas para a área dos Estudos do Discurso e da Educação, perseguindo os seguintes temas: Experiência Estética, Formação, Produção de Subjetividades e Artes da Existência, especialmente em conexões com os estudos foucaultianos e os estudos feministas pós-estruturalistas. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado) em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CineAV) e do curso de graduação (Bacharelado) em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná/Unespar - campus de Curitiba II/FAP (Faculdade de Artes do Paraná), onde também coordena o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e integra o Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG). É pesquisadora e vice-líder do GILDA - Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (UFPR/CNPq). Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Subjetividades - GPACS (Unespar/CNPq).
Projeto de Pesquisa em Andamento: Experiência Estética e Formação do Éthos: estudos pelos domínios da Biopolítica, da Performatividade Política e das Artes da Existência
LUCIANA BARONE
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Luciana Barone é artista da cena e professora adjunta do Bacharelado em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da UNESPAR. Tem pós-doutorado em Theatre and Performance pela Goldsmiths University of London (2019-20), é Doutora (2007) e Mestra (2002) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP-FACIS (2017) e Educadora do Movimento Somático pelo programa de Body-Mind Centering® (2019). Em 2010, fez estágio de observação com o encenador e cineasta canadense Robert Lepage, no Metropolitan Opera House (Nova Iorque, 2010). Encenou e dirigiu “Isadora: a dança do destino” (de sua autoria, Curitiba, 2018), “Elogio do Crime” (Teatro de Alvenaria, São Paulo, 2007), “Ensaio sobre a Liberdade” (Teatro de Alvenaria, São Paulo, 2004), “Ofélia em Off” (de sua autoria, São Paulo, 2008, 2005, 2003), “Cadafalso” (NT2aM, São Paulo, 1999) e “Revólver” (NT2aM, São Paulo, 1996-1997), atuando em seus solos autobiográficos “Desvio” (Curitiba, 2017) e “Iminência” (São Paulo, 2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas e integra o CInecriare - Cinema: Criação e Reflexão (ambos da UNESPAR/CNPq). Investiga as relações entre imagem e cena; alma, imaginário e processos de criação; psicologias junguiana, arquetípica e criação artística, além do Body-Mind Centering® como suporte à técnica de atuação de Michael Chekhov.
Projeto de Pesquisa em Andamento: Psicologias junguiana e arquetípica e feminismos: entrelaçamentos com a criação artística
MARIA CRISTINA MENDES
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação e Linguagens, na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual, na Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX (2000) e Bacharel em Pintura (1984), ambos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Docente no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná/ UNESPAR e no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participa dos seguintes grupos de pesquisa da CNPq: Eikos - Imagem e Experiência Estética (FAP/ UNESPAR), Educação Estética, trabalho e sociedade (UTP) e Interart – interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces com as Artes visuais (UEPG). Atualmente desenvolve pesquisa sobre poéticas artísticas e adaptações cinematográficas realizadas a partir da literatura.
Projeto de Pesquisa em andamento: ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA: transmutação de sentidos nas apropriações realizadas pelo cinema a partir da literatura
PEDRO PLAZA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do vídeo da UNESPAR. É Professor Associado no Departamento de História, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no curso de História - memória e imagem na mesma universidade. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (2019). Foi membro fundador da Cia de Teatro Nu Escuro (Goiânia), ator-pesquisador e articulador do movimento de teatro de grupos no estado de Goiás (1996-2004). Participou voluntariamente do projeto de descrição do Arquivo de Paulo Emilio Salles Gomes, na Cinemateca Brasileira (2005-2006). Tem experiência em docência no ensino superior desde 2003, com especial atenção aos estudos do cinema brasileiro - teoria e crítica. Realiza pesquisas principalmente na área de história, crítica e estética cinematográfica, com incursões no teatro e na literatura e ênfase na arte e estética brasileira.
Projeto de Pesquisa em andamento: A crítica da Cinemateca Brasileira e a crítica do novo cinema português nas revistas renovadoras: diálogo e táticas de difusão do cinema moderno (1953-1970)
PEDRO FAISSOL
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professor colaborador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná e Docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Membro do Grupo de Pesquisa EIKOS - Imagem e Experiência Estética (CNPq/Unespar). Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Bacharel em Comunicação Social (habilitação Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF).
Projeto de Pesquisa em andamento: O uso da cortina como indicativo dos regimes de encenação no cinema
RAFAEL TASSI
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB; 2018). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM; 2004). Professor Adjunto do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV\UNESPAR). Professor Adjunto da UNESPAR, Campus Curitiba II (Sociologia da Arte, Estudos Visuais). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eikos - Imagem e Experiência Estética. Seus estudos abrangem a área do cinema, identidade, e memória; cinema ibero-americano; fotografia e memória; artes visuais; etc. É autor de vários artigos científicos em revistas qualis Capes periódicos, e dos livros 'Cine Diaspórico Iberoamericano: Fronteras, Itinerarios y Transculturalismos' (Barcelona: UOC, 2016) e 'Arte e Holocausto: Da Produção da Memória à Escrita Fílmica e Fotográfica nas Representações sobre Auschwitz' (Porto Alegre: Sulina, 2019). É organizador, junto com Denise Cogo, do 'Guia de Cinema e Migrações Transnacionais' (Roraima: UFRR, 2018). Dedica-se, atualmente, no andamento de dois projetos de pesquisa: 'Deveres de Memória, Dilemas Representacionais: Dos Limites entre Arte, Exposição e Testemunho' e 'Arte e Refúgio: mediações interculturais e estudos diaspóricos'.
Projeto de pesquisa em andamento: Memória e Testemunho: Mediações Críticas, Estratégias Artísticas e Deslocamentos na Perspectiva Arte e Trauma
ROSANE KAMINSKI
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP), Doutora em História (UFPR), Professora Associada do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR), Professora Colaboradora do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É autora de Artes & Violências (Org. Intermeios, 2020), A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Ed. UFPR, 2018), Imagem, narrativa e subversão (Org. Intermeios, 2016), Arte e política no Brasil (Org. Perspectiva, 2014) e História e Arte: encontros disciplinares (Org. Intermeios, 2013). É autora, ainda, de Poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back, com previsão de publicação em 2021 (Intermeios). Realizou pesquisas sobre periódicos ilustrados publicados em Curitiba, sobre artes visuais no Paraná, sobre cinema brasileiro moderno, e sobre os curtas-metragens brasileiros produzidos nos anos 1980-90, em suas relações com a violência. Atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada "Cinema, artes visuais e violência no Brasil dos anos 1980-90". É bolsista produtividade CNPQ.
Projeto de pesquisa em andamento: CINEMA, ARTES VISUAIS E VIOLÊNCIA NO BRASIL DOS ANOS 1980-90
SANDRA FISCHER
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca-USP, 2002), com pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ, 2009). Possui mestrado em Letras/Literaturas de Língua Inglesa (Universidade Federal do Paraná / UFPR, 1989) e graduação em Letras Inglês (UFPR, 1986); é especialista em Planejamento e Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas / FGV, 1997), tecnóloga em Desenho Industrial (Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR, 1979). Coordenadora (2013-2015 / 2017- ) do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom//UTP), no qual atua como pesquisadora e docente; como professora colaboradora, atua no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (CineAv/Unespar). É assessora ad hoc/parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp, membro pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (PUC/SP:COS-USP:FFLCH-CNRS:FNSP); membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos, de 1999 até 2005 foi coordenadora editorial da Significação - Revista Brasileira de Semiótica (hoje Significação - Revista de Cultura Audiovisual) . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, e também na área de Artes. Atua principalmente nos seguintes temas: cinema contemporâneo; cinema brasileiro contemporâneo; expressividades poéticas no cinema; ficção televisiva; figurino, moda e design de moda.
Projeto de pesquisa em andamento: POÉTICA DO DESLUGAR NO CINEMA CONTEMPORÂNEO DE FICÇÃO: duplo vínculo, desvios comunicacionais e incomunicabilidades afetivas