Você está aqui: Página Inicial > Eventos e Publicações > SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

por Lidia Glória última modificação 23/04/2024 12h11

 

Dia 7/05/24, terça-feira – 16:30 às 18:30 horas

 

SESSÃO 1 – CINEMA e POLÍTICA: CARNAVALIZAÇÃO, SUBVERSÃO, SUAVIZAÇÃO – (sala 1)

1 - Luis Fernando Severo (Unespar) - A Carnavalização de Curitiba no Cinema de Invenção de Valêncio Xavier

2 - Marilaine Martins Camargo (UTP) – A sutileza como potência para subversão em “Incompatível com a Vida”

3 - Ricardo Feltrin Oldenburg (UFPR) - A Suavização da Luta Armada em "O Que É Isso, Companheiro?" (Bruno Barreto, 1997)

 

SESSÃO 2 – GÊNERO e SEXUALIDADE (I) – (sala 2)

1 - Francisco Da Silveira (Unespar) - Corpos Monstruosos ou Ciborgues Incompreendidos? Memórias discursivas do corpo na fotografia e no cinema

2 - Bianca Grabaski Accioly (Unespar) - A Videoarte como Plataforma Feminina: As Paisagens Pessoais Evocadas por Mulheres

3 - Pedro Monte Kling (UFPR) - Duas Hupperts: Sádicos e Masoquistas, em cena e em conflito

SESSÃO 3 – CINEMA, MEMÓRIA e INTERCULTURALIDADE (I) – (sala 6)

1 - Vanessa de Freitas Sousa (Unespar) - Cinema e Memória Familiar: Um Estudo de “Marte Um” (2022)

2 - Fernando Cavazotti Coelho (Unespar) - Revisitando Memórias e "Construindo Pontes": Historicidade e Representação no documentário de Heloísa Passos

3 - José Eduardo Pereira (Unespar) - Realidade Objetiva e Subjetividade: Militância e Memória nos documentários de Patricio Guzmán

 

Dia 8/05/24, quarta-feira – 8:30 às 10:30 horas

 

SESSÃO 4 – CINEMA, VÍDEO e DECOLONIALIDADES (I) – (sala 1)

1 - Fernanda Martins Felix (Unespar) – Artistas de origem indígena e uma (Des)Territorialização das artes do vídeo

2 - Aline Cavalcante Lenartowicz – Espaços Poéticos e Subjetividade no Cinema de Mulheres Originárias

3 - Lídia De Oliveira Ferreira (Unespar) – As Imagens e o Imaginário da Amazônia no Cinema Brasileiro de Ficção: Análises a partir dos motifs em filmes do Amazonas

 

 

SESSÃO 5 – CINEMA CONTEMPORÂNEO, DOCUMENTÁRIO e MEMÓRIA – (sala 2)

1 - Juslaine de Fatima Abreu Nogueira e Lia Mara Rodolfo Bianchini (Unespar) - Polifonias Intergeracionais e Memórias do Totalitarismo no Brasil em Documentários Contemporâneos de Mulheres Cineastas

2 - Karoline Gorget Rodrigues (UFMT) - História e Cinema em "Utopia e Barbárie" (2009), de Silvio Tendler

3 - Marcos Alex Rodrigues do Andrade (Unespar) - Pertencimento e Formação de Arquipélagos a partir das Ilhas de Edição Retratadas no Documentário “Na Ilha” (2020)

 

SESSÃO 6 – RETRATOS FILMADOS: TRAGÉDIA, MELANCOLIA e SUICÍDIO – (sala 5)

1 - Thaiane de Toledo e Maria Cristina Mendes (Unespar) - Os Retratos Filmados De Andy Warhol: Imagens de Tragédia entre a Pop Art e o Cinema Underground

2 - Iury Peres Malucelli (Unespar) - Imagens de rostos que choram: a duração como artifício de produção de presença no cinema

3 - Murilo de Castro (Unespar) - Perto dos Portais da Loucura: A Experiência Estética do Suicídio de Deus em "Begotten" (1990), de Edmund Elias Merhige 

 

SESSÃO 7 – CINEMA, VÍDEO e EXPERIÊNCIA ESTÉTICA – (sala 6)

1 - Giovanni Alencar Comodo (Unespar) - Uma Mosca Adentra o Quadro: Éric Rohmer, Alfred Hitchcock e a Colaboração do Acaso na mise-en-scène

2 - Luiz Eduardo Kogut (UFPR) - Experiência Temporal e Registro Fílmico em “Plataforma” (2000)

3 - Daniele Durães e Fernanda Ianoski Ferro (Unespar) - Corpo, Ritual e Experiência Estética no cinema de Maya Deren a partir de “Ritual In Transfigured Time” (1945-46)

 

Dia 8/05/24, quarta-feira – 14:00 às 16:00 horas

 

SESSÃO 8 - CINEMA, VÍDEO e DECOLONIALIDADES (II) – (sala 1)

1 - Samuel Carvalho Lima Silva (Unespar) - O Debate sobre Letramento Racial no Cinema de Horror: Análise de conteúdo em críticas do filme “As Boas Maneiras”

2 - João Miguel Gonçalves Santana (Unespar) – Espelho, Imagem Técnica e o Colonialismo no Reflexo

3 - Ivan Araújo Lima (UFPR) - Tricontinentalismo para crianças: N’vula (1981) e a construção ficcional do homem novo em Cuba e Angola

 

SESSÃO 9 - CINEMA, MEMÓRIA e INTERCULTURALIDADE (II) – (sala 2)

1 - Rafael Tassi Teixeira (Unespar) - Os Testemunhos Audiovisuais de Mulheres nos Arquivos do MH

2 - Cristiane Senn (Unespar) – Viagens, coisas e filmes: aproximações e conflitos em dois filmes de Vladimir Kozák

3 - Ana Paula Málaga (Unespar) – Acervos Imagéticos Familiares como Faísca para Perguntas do Futuro - A Potência Criativa do Filme de Arquivo

 

SESSÃO 10 - CINEMA e DIÁLOGOS ARTÍSTICOS – (sala 6)

1 - Adriana Tulio Baggio - Deslocamento e identidade: a verossimilhança nas versões fílmicas de “O falecido Mattia Pascal”, de Luigi Pirandello

2 - Vinícius José Franqueto (UFPR) - A João Guimarães Rosa (Marcello Tassara; Roberto Santos, 1968): Diálogos entre o Cinema Experimental e a Arte Contemporânea

3 - Rodrig Melo (Unespar) - Da Rua XV à Avenida: 25 Anos de Maracatu em Curitiba

 

 

Dia 9/05/24, quinta-feira – 8:30 às 10:30 horas

 

SESSÃO 11 - CINEMA, MEMÓRIA e INTERCULTURALIDADE (III) – (sala 1)

1 - Juliana Luiza Choma (Unespar) – Enquadrar o Vazio: o Ma nas trajetórias de luto da Novíssima Onda do Cinema Japonês

2 - Arthur Cordeiro Rodrigues (Unespar) – Da Utopia à Distopia: Memória e Paisagem Urbana no Cinema

3 - Thiago Henrique Cardoso (Unespar) – Hidden: o olhar de Jafar Panahi entre câmeras no carro e nas mãos

 

SESSÃO 12 – O QUE PODE O CINEMA: ATENÇÃO POÉTICA, VIDÊNCIA e MÚSICA VISUAL – (sala 2)

1 - Beatriz Avila Vasconcelos (Unespar) - Ficar e olhar: a atenção poética em “No Home Movie”, de Chantal Akerman

2 - Alvaro Luiz Nunes (UFPR) - Política vidente no cinema novo brasileiro

3 - Vitor Droppa Wadowski Fonseca (Unespar) - Audiovisual ao Vivo: Música Visual em Performance

 

SESSÃO 13 – CINEMA, ESPACIALIDADES e SENSIBILIDADES URBANAS – (sala 5)

1 - Lucas Soares de Souza e Sandra Fischer (UTP) – Imagens da invisibilidade em Karim Aïnouz

2 - Maurício Biscaia Veiga (UDESC) – Sob o céu de Joinville como sinfonia urbana contemporânea: passados, presentes e futuros na cidade do século XXI

3 - Rodrigo Akira Minasse Tomita (Unespar) – Mostrar os Lugares: Planos-Sequências em “Até Amanhã”

 

SESSÃO 14 – MONUMENTOS CINEMATOGRÁFICOS: WESTERN, EASTWOOD e TITANIC – (sala 6)

1 - Mauro Baptista (Unespar) - O Western “Os Imperdoáveis” (Unforgiven, Clint Eastwood, 1992), Gênero e o Realismo Mítico

2 - Ana Caroline Fogaça Barbosa (ESPM) - Pathos e Logos a partir da estética de Westworld

3 - Pedro Gabriel de Souza e Costa - Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto: Titanic entre a Realidade e a Necessidade

 

Dia 9/05/24, quinta-feira – 14:00 às 16:00 horas

 

SESSÃO 15 – GÊNERO e SEXUALIDADE (II) – (sala 1)

1 - Ramayana Lira De Sousa (Unisul) – Retroespectatorialidade Lésbica e o Ensaio Videográfico

2 - Alessandra Soares Brandão (UFSC) - Mas é que eu tô com fome: O fracasso queer e a estética da falta em videoclipes de Getúlio Abelha

3 - Bruno Azzani Braga e Elisangela Lobo Schirigatti (PUC/PR) - Subjetividades Dissidentes: As Personagens de Animações como Tecnologias de Gênero

 

 

SESSÃO 16 – CINEMA e PROCESSOS DE CRIAÇÃO – (sala 2)

1 - Eduardo Tulio Baggio (Unespar) - O Trabalho Coletivo enquanto Dimensão do Processo de Criação Fílmico

2 - Gabriela (Catu) Rizo Ferreira (Unespar) - Práticas audiovisuais na cidade: uma partilha de dispositivos e metodologias de criação

3 - Catalina Sofia Meza Reyes (Unespar) - A Cópia como Intermediária no Processo Criativo, Estudo de Caso com “Dublê de Corpo” (1984), de Brian de Palma

 

SESSÃO 17 – CINEMA, ESPACIALIDADE e MEMÓRIA – (sala 6)

1 - Rosane Kaminski (UFPR) – Os contrastes sociais no espaço urbano de Curitiba em dois filmes de Sylvio Back

2 - Osvaldo Bruno Meca Santos Da Silva (UFPR) - Móveis para Celebrar: A Contribuição da Fábrica Móveis Cimo S.A. no IV Centenário da Cidade de São Paulo

3 - Jeferson Miranda Antunes (Unespar) - As Espacialidades como Reflexo Crítico das Interseccionalidades no Ballroom

MESAS

 

Dia 7/05/24 – 14 às 16 horas

Conferência de Abertura (auditório NRE)

Título: “Antes do fim do mundo, aquém e além da paisagem. Corpos, espaços e natureza no cinema e nas artes visuais”

Palestrante: Angela Freire Phryston (UFPE)

Moderação: Rafael Tassi (Unespar)

 

Dia 8/05/24 – 10:45 às 12:15 horas (sala 1)

Mesa dos egressos

Palestrantes: Anne Lise Filartiga Ale e Helio Ricardo Sauthier

Moderação: Cristiane Senn

 

Dia 8/05/24 – 16:30 às 18:30 horas

Mesa dos Grupos de Pesquisa EIKOS e NAVIS (sala 1)

Título: Espaços de exibição e consagração cinematográfica

Palestrantes: Thalita Gomes Ferraz (ESPM-RIO/ PPGCINE-UFF) e Fernando Seliprandy (DEHIS-UFPR)

Moderação: Pedro Faissol (CINEAV-Unespar)

 

Dia 9/05/24 – 10:45 às 12:15 horas (sala 1)

Lançamento de livros

Moderação: Rosane Kaminski (UFPR/ Unespar)

 

Dia 9/05/24 – 16:30 às 18:30 horas

Mesa dos Grupos de Pesquisa CINECRIARE + GPACS (sala 1)

Título: Cinema e Vídeo: espaço e território

Palestrantes: Jamer Guterres de Mello (PPGCOM-UAM) e Maria Claudia Gorges (SEED-PR)

Moderação: Giovanni Comodo (egresso CINEAV-Unespar)