Grupos de Pesquisa
CINECRIARE – Cinema: criação e reflexão
Líderes: Profa. Dra. Cristiane Wosniak e Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio
Ano de criação: 2014
O grupo de pesquisa Cinecriare tem por objetivo pesquisar o Cinema e as Artes do Vídeo enquanto campos das Artes em diálogo com outras áreas do conhecimento e com foco de investigação dirigido às obras cinematográficas e videográficas, aos artistas e seus contextos, sempre com atenção aos atos criativos e os processos de criação. Tais atos e processos de criação são tomados em suas correlações estéticas, sociais, de ensino/aprendizagem, tecnológicas e econômicas, enfatizando-se, em particular, a abordagem metodológica da Teoria de Cineastas e da Crítica de Processo. O Cinecriare configura-se a partir de uma única linha de pesquisa denominada “Análise crítica dos processos de criação no Cinema e nas Artes do Vídeo”, em consonância com os focos do grupo e com a Linha de Pesquisa 2, “Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo”, do PPG-CINEAV. Desta forma, tanto o GP quanto a linha (única) e os projetos de pesquisa, aqui vinculados, consideram objetos de investigação tanto as audiovisualidades (Cinema e Artes do Vídeo) quanto as manifestações das ideias, das teorias e dos conceitos advindos destas.
GP Eikos - Imagem e Experência Estética (CNPq)
Com formação em 2020, o Grupo de Pesquisa se dispõe a produzir pesquisas sobre as variadas manifestações teóricas, críticas e sensíveis relacionadas ao fenômeno da experiência estética da imagem em diferentes períodos históricos, contextos de produção e recepção e nas diversas apreensões fenomenológicas relativas ao pensamento de e a partir de imagens - em múltiplas formas artísticas, com ênfase no cinema e nas artes do vídeo, mas contemplando também a fotografia, as artes visuais, as artes performáticas, a literatura, e todas as linguagens artísticas que produzem experiências estéticas por meio de imagens.
O Grupo se divide em duas Linhas de Pesquisa: Artemis (Arte, Memória e Identidades), que tem como principal objetivo estudar as relações entre arte, memória e identidades e as estratégias sensíveis de transmissão da memória escritas e reescritas nas obras artísticas e nos espaços de exposição\vinculação (objetos concretos: cinemas, instalações, museus, etc.); e Imago (Imagens e Imaginários), com o objetivo de estudar a “pensatividade” da imagem, a “pensatividade” do sujeito da imagem, as relações entre as diferentes paisagens visuais e seus desdobramentos afetivos, históricos e pragmáticos, além das configurações da experiência estética substancializadas nas diversas formas de fruição, apreensão, produção, recepção, suspensão, delimitação, negociação e configuração das imagens (destaca-se, nessa linha, como principais objetos de pesquisa a serem investigados, o estudo de peças fílmicas e produções audiovisuais).
Pesquisadores do PPGCINEAV da Linha Artemis: Prof. Dr. Rafael Tassi Teixeira, Profa. Dra. Sandra Fischer e Profa. Dra. Maria Cristina Mendes. Pesquisadores DO PPGCINEAV da Linha Imago: Profa. Dra. Beatriz Avila Vasconcelos, Profa. Dra. Claudia Priori, Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio
NAVIS - Núcleo de Artes Visuais
Criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski e certificado pela Universidade Estadual do Paraná, o Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação no campo das artes visuais, em suas relações com outras linguagens, entre as quais o cinema e o vídeo. A ênfase do grupo é a reflexão teórica e histórica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea. O grupo é formado por duas linhas de pesquisa. A linha “História das artes visuais” caracteriza-se por pesquisas centradas no cruzamento entre a historicidade das artes visuais e os principais vetores culturais de uma dada sociedade, grupo ou contexto. Para tanto, privilegia-se o diálogo e as tensões do campo da arte moderna e contemporânea com as principais correntes da historiografia da arte. Já a linha “Artes e ficção” concentra-se no estudo teórico e historiográfico das relações entre cultura visual e regimes de ficcionalidade. Nesses termos, a linha parte de uma noção abrangente de “artes”, que, mediante o encontro entre imagem e ficção, envolve as diversas linguagens ficcionais de cunho imagético, com diversas pesquisas envolvendo o cinema e as artes do vídeo.
Gpacs: Grupo de pesquisa em arte, cultura e subjetividade.
Líderes: Profa. Dra. Beatriz Avila Vasconcelos, Profa. Dra. Maria Cristina Mendes e Profa. Dra. Claudia Priori
O GPACS - Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades é um Grupo de Pesquisa ligado à Linha 1 - Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). São objetivos do grupo
-
Articular o cinema e as artes do vídeo com as demais produções artísticas, buscando neste diálogo delinear o papel das artes na trama de constituição dos sujeitos, de suas identidades e suas formas de existência e resistência, de interação e de sensibilidade, com atenção às questões éticas, sociais, políticas, culturais, ambientais e humanitárias aí implicadas;
-
Estimular investigações em perspectiva decolonial, lançando olhares para produções artísticas e subjetividades pouco ou não incorporadas aos discursos hegemônicos nas artes, bem como abordar criticamente os códigos, gêneros, práticas, epistemologias e cânones eurocêntricos, entendo-os historicamente em suas configurações de poder;
-
produzir investigações que lancem luz a formas do sensível e aos processos de subjetivação e de percepção e experiência estética na criação e na recepção artísticas;
-
desenvolver pesquisas que contribuam para a justiça histórica e social, alinhadas aos propósitos dos Direitos Humanos e à Cultura de Paz, privilegiando epistemologias que valorizem o sensível, as dimensões da subjetividade, a compreensão da diversidade dos indivíduos e das culturas e o respeito à dignidade da pessoa humana e dos outros seres.