Programação das sessões de comunicações
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES DO II ENCONTRO CINEMAGEM (2022)
DIA 21/06/22 (TERÇA-FEIRA) - 16h30 às 18h30 - PRESENCIAL
SESSÃO EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS, EDUCACIONAIS E INTERVENÇÃO PÚBLICA (PRESENCIAL) - SALA 2
1 - A PERFORMATIVIDADE DA SESSÃO PÚBLICA DE CINEMA - Marcelo Puppi Munhoz (PUCPR)
2 - INTERAÇÕES AUDIOVISUAIS COM A CENA REMOTA NO CONTEXTO PANDÊMICO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES - Luciana Paula Castilho Barone (Unespar)
3 - DESOBEDECER COM A IMAGEM: CRIAÇÕES AUDIOVISUAIS COM JOVENS PARA ALÉM DE UM MUNDO SATURADO - Juslaine de Fátima Abreu Nogueira (Unespar) e Cristiane Bogo (Colégio Estadual Santos Dumont)
4 - ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA: SOCIEDADE E TRABALHO - Celso Luís Nogueira Pardinho (UFPR)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E DECOLONIALIDADE 1 (PRESENCIAL) - SALA 3
1 - ÁRIDA, UM FOLHETIM DE CORDEL AUDIOVISUAL: O JOGO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS E REGIONALISMOS BRASILEIROS - Arthur Aroha Kaminski da Silva (UFPR)
2 - CINEMA NHANDEREKO - PERSPECTIVAS ESTÉTICAS DE REALIZAÇÃO A PARTIR DA COSMOLOGIA ORIGINÁRIA GUARANI - Anne Lise Filartiga Ale (Unespar)
3 - BEBENDO DE OSWALD: NOSFERATO NO BRASIL (1970) E O VAMPIRO DA CINEMATECA (1977) MOSTRAM OS DENTES AOS COLONIZADORES - Samir Gid Rolim de Moura Moreira (UFPR)
4 - O ARQUIVO COMO DES-CAPTURA DA MEMÓRIA NO CINEMA - Gabriel Lima de Souza Siqueira (UFPR)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA 1 (PRESENCIAL) - SALA 4
1 - O CONCEITO DE CINEMA VERTICAL DE MAYA DEREN ATRAVESSADO EM SEU FILME MESHES OF THE AFTERNOON (1943) - Fernanda Ianoski Ferro (Unespar)
2 - CINEMA EXPERIMENTAL FOUND FOOTAGE: PELÍCULA E COLEÇÃO - Lígia de Mello Teixeira (Unespar)
3 - “O RAIO VERDE” (1986) DE ÉRIC ROHMER: EM BUSCA DO ACASO DO MUNDO - Giovanni Alencar Comodo (Unespar)
4 - SOB O JUGO DO SOL: SINESTESIA E CINESTESIA EM O ESTRANGEIRO DE LUCHINO VISCONTI - Luis Fernando Severo (Unespar / UTP)
SESSÃO OUTROS CINEMAS (PRESENCIAL) - SALA 7
1 - EM DEFESA DA NAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE “BHARAT MATA” NO LONGA-METRAGEM PADMAAVAT (2018) - Michele Souza de Oliveira (UFPR)
2 - YOU'RE A SAP, MR JAP: A CARACTERIZAÇÃO JAPONESA NOS DESENHOS ANIMADOS DO POPEYE - Ricardo Emmanuel de Magalhães Junior (UFPR)
3 - TRAJETÓRIAS NA NEW NEW WAVE JAPONESA: A DESPEDIDA EM MOGARI NO MORI (NAOMI KAWASE) E KISHIBE NO TABI (KIYOSHI KUROSAWA) - Juliana Luiza Choma (Unespar)
4 – PORNOGRAFIA DA MUTILAÇÃO: FETICHES, FASCÍNIOS E SIMULACROS DA MORTE NO SELO “GUINEA PIG”(1985-1989) - Paulo Roberto Rego Barros Biscaia Filho (UFPR/Unespar)
DIA 22/06/22 (QUARTA-FEIRA) - 10h às 12h - ONLINE
SESSÃO CINEMA, MEMÓRIA E INTERCULTURALIDADE 1 (ONLINE) - Acesse a sala virtual
1 - FERRUGEM, MOFO E RACHADURAS OU DO CANTEIRO DE OBRAS À RUÍNA - Lucas Rossi Gervilla (UNESP)
2 - NO INTENSO AGORA: A GESTUALIDADE FANTASMÁTICA NAS IMAGENS DE ARQUIVO - Luiza Duarte de Giacomo Chamis (UNESPAR)
3 - RELIGIÃO E CINEMA DE HORROR: REFLEXÕES SOBRE SATANISMO E A DEFINIÇÃO DO SUBGÊNERO SATANIC HORROR (EUA, 1970) - Rafaela Arienti Barbieri (UFSC)
4 - A ESTÉTICA DA NOSTALGIA NO CINE PASSEIO: CONSTRUÇÕES E INTERAÇÕES DE SENTIDO COM O ESPAÇO E A MEMÓRIA DOS CINEMAS DE RUA - Willian Batista Salvario (UTFPR) e Carolina Fernandes da Silva Mandaji (UTFPR)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E DECOLONIALIDADE 2 (ONLINE) - Acesse a sala virtual
1 - ENTRE EUROPA, ÁFRICA E AMÉRICA LATINA: CONSTRUÇÕES DO OLHAR SOBRE MULHERES NEGRAS E BRANCAS EM FILMES COLONIAIS - Mariana Queen Ifeyinwaeze Nwabasili (PPGMPA ECA-USP)
2 - “A GENTE FILMA COM O ESPÍRITO”: ESTRATÉGIAS PARA INSERIR O OLHAR GUARANI DENTRO DA CÂMERA - Maria Claudia Gorges (UTFPR)
3 - INSUBORDINAÇÃO E RESISTÊNCIA: O AFROFUTURISMO DE RINCON SAPIÊNCIA E BACO EXU DO BLUES - Irislane Mendes Pereira (Unicamp)
4 - QUARTO CINEMA NO STREAMING? UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO FALAS DA TERRA - Carolina Fernandes da Silva Mandaji (UTFPR)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA 2 (ONLINE) - Acesse a sala virtual
1 - ESTUDOS ATUACIONAIS - Ricardo Di Carlo Ferreira (Unespar)
2 - SOLILOQUIO: REFLEXÕES E REFLEXOS DE HUMANIDADE NA TELA - Roberta Camargo Bandeira Duarte de Carvalho Madeira (UERJ); Frederico Augusto Ribeiro da Silva (UERJ)
3 - GRAVAR, SER GRAVADO – PROCESSOS DE CRIAÇÃO E O GESTO DE APONTAR A CÂMERA PARA MIM E PARA OS MEUS - Wagner Ferreira Previtali (UFPel) e Rosângela Fachel de Medeiros (UFPel)
4 - CORPO, INTIMIDADE E TOQUE: A ESTÉTICA HÍBRIDA E A ESPECTATORIALIDADE EM "CONTAINER" (2006) DE LUKAS MOODYSSON - Vitória Garcia Galhardo (UNESP)
DIA 22/06/22 (QUARTA-FEIRA) - 14h às 16h - PRESENCIAL
SESSÃO GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA E NO VÍDEO 1 (PRESENCIAL) - SALA 3
1 - AUTORIA E O CINEMA DE MULHERES - Ana Pellegrini Costa, UNESPAR (Unespar)
2 - A EQUIDADE DE GÊNERO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARANAENSE - Karla Adriana Nascimento Cunico (UFPR/FGV)
3 - O PIONEIRISMO DE ROSÂNGELA MALDONADO: UMA ANÁLISE DE “A MULHER QUE PÕE A POMBA NO AR” (1978) - Maria Luiza Correa da Silva (Unespar)
4 - TRÊS ADAPTAÇÕES DE CINDERELA E A EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO NO CINEMA - Iriene Borges Da Silva (Unespar)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA 3 (PRESENCIAL) - SALA 4
1 - ANIMAÇÃO “NO-FI” BRASILEIRA: CINEMA DE CONTRAÇÃO E INVENÇÃO - Rodrigo Faustini dos Santos (USP)
2 - DA FÁBULA EM HUGER GAMES (2012): OS POSSÍVEIS PERSONAGENS ESPECTADORES-JOGADORES - Fernando de Barros Honda Xavier (UTP)
3 - CINEMA E TELEVISÃO: IMAGENS MIDIÁTICAS E REPRESENTAÇÃO DO REAL. “A VIDA DEPOIS DO TOMBO”: DOCUMENTÁRIO OU STORYTELLING? Aline Cristina Pires (UTP) e Fernando Andacht (UTP)
4 - O SUPER8 VAI À TV: O PROGRAMA AÇÃO SUPER8 E A TENTATIVA DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO AMADORISMO - Flavio Rogerio Rocha (UFPR)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E PROCESSOS CRIATIVOS 1 (PRESENCIAL) - SALA 7
1 - A TRANSCRIAÇÃO DA DANÇA PARA VIDEODANÇA A PARTIR DO PROCESSO CRIATIVO DE "PROJETO VIOLÊNCIA" - Daniele Sena Durães (Unespar)
2 - HEXE WEG: (VÍDEO) PERFORMANCE-DIÁRIO - Karina Buzzi (Unespar)
3 - O PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO DE FORMAS AUDIOVISUAIS MEDIADO POR INTERFACE DE COMPOSIÇÃO ALGORÍTMICA - Marcelo Gomes (Mathias Lobo) (Unespar)
4 - O PERCURSO CRIATIVO EM ‘190_LFA’: SIMBIOSE ENTRE SOM E IMAGEM EM BUSCA DA AUSÊNCIA PLENA NA RUÍNA - Daniel Rojas da Silva (Unespar)
DIA 22/06/22 (QUARTA-FEIRA) - 16h30 às 18h30 - PRESENCIAL
SESSÃO GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA DE HORROR (PRESENCIAL) - SALA 3
1 - REFLEXÕES SOBRE GÊNERO EM “ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO” - Luciana Cristina Santos (Unespar)
2 - eXistenZ NO ITINERÁRIO CRONENBERGUIANO: MASCULINIDADES HÉTERO DISSIDENTES E FEMINIZAÇÃO DO HOMEM HÉTERO - Fernando Mascarello (Unisinos)
3 - REPRESENTAÇÃO E VIOLÊNCIA NO NEW FRENCH EXTREMITY: DISCUSSÕES SOBRE O FEMININO NO MOVIMENTO FRANCÊS DE HORROR EXTREMO - Victor Finkler Lachowski (UFPR); Murilo de Castro (UP).
4 - “E EVA ERA PECADORA”: PERCEPÇÕES DO IMAGINÁRIO DA DÉCADA DE 1970 NO FILME CARRIE, A ESTRANHA (EUA-1976) - Francisco da Silveira (Unespar)
SESSÃO CINEMA, DIVERSIDADE E BRASIL (PRESENCIAL) - SALA 4
1 - ENCENAÇÃO E ENCARNAÇÃO: A TRAJETÓRIA DAS MACUMBAS NO CINEMA BRASILEIRO DOS ANOS 1990 - Eduardo Martins Zimermann Camargo (UFPR)
2 - CINEMA BRASILEIRO PARA “GRINGO VER”: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FUNÇÃO ETNOGRÁFICA E VOYEURISTA IMPERIALISTA DE BACURAU (2019) - Nathan dos Santos Alves (Unespar)
3 - ENTRE TOTENS E TABUS: OSWALD DE ANDRADE NO CINEMA BRASILEIRO DA ABERTURA - Luiz Ancona (USP)
4 - KLEBER MENDONÇA FILHO E UMA “IDEIA DE BRASIL” NA DÉCADA DE 2010 - Julherme José Pires (UTFPR)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA 4 (PRESENCIAL) - SALA 7
1 - A METAFICÇÃO NO FILME PERFUME DE GARDÊNIA - Noah Mancini Mendes (Unespar)
2 - RACIONALIDADE DA FICÇÃO E O GRANDE MOMENTO: A REPRESENTAÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS NA LINGUAGEM ARTÍSTICA DE ROBERTO SANTOS - Vinícius José Franqueto (UFPR)
3 - O FASCÍNIO DAS MINÚCIAS E AS MIGALHAS DE VIDA: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DO ESTILO CINEMATOGRÁFICO DE DAVID NEVES - Gabriel Philippini Ferreira Borges da Silva (Unespar)
4 - CÓPIA FULEIRA: O PROCESSO CRIATIVO COM O USO DE REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS NA DECUPAGEM DE PLANOS DO FILME DUBLÊ DE NAMORADO - Christopher Faust Pereira (Unespar)
DIA 23/6/22 (QUINTA-FEIRA) 10h às 12h - ONLINE
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA 5 (ONLINE) - Acesse a sala virtual
1 - E SÃO APENAS IMAGENS: JÚLIO BRESSANE E EXPERIMENTALISMO À BRASILEIRA EM "MEMÓRIAS DE UM ESTRANGULADOR DE LOIRAS" - Frederico Franco Rimoli (Unespar)
2 - “THE MASK OF YOUTH”, A REPRESENTAÇÃO DO IDEAL DE JUVENTUDE E PODER NA OBRA DE SHEKHAR KAPUR, ELIZABETH 1998 - Marcos Aurélio de Mato (UFES)
3 - LOST IN TRANSLATION: (DES)ENCONTROS E INTER(AÇÕES), IMAGENS DO DESLUGAR NO CINEMA CONTEMPORÂNEO - Beatriz Alcici Pelegrini (UTP)
4 - POSICIONANDO HIDETAKA MIYAZAKI E A DIREÇÃO DE GAMES NA TEORIA DE CINEASTAS - Waldir Segundo (Unespar)
SESSÃO GÊNERO, SEXUALIDADE E MATERIALIDADES CINEMATOGRÁFICAS (ONLINE) - Acesse a sala virtual
1 - “DEIXA-ME SER EU”: A POÉTICA DA DESOBEDIÊNCIA MATERIALIZADA EM CORPOS, ROSTOS E OBJETOS - Caterina Cucinotta (Universidade Nova de Lisboa); Ana Catarina Pereira (Universidade da Beira Interior, LabCom) e Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve, CIAC)
2 - FILMAR A MÃE: ENTRE OBRAS DOCUMENTAIS-ENSAÍSTICAS E OS EXERCÍCIOS-FÍLMICOS NO CONFINAMENTO DO ENSINO REMOTO - Roberta Veiga (UFMG)
3 - “COMO É BOA NOSSA EMPREGADA” E O ESTEREÓTIPO DE ‘MACHÃO’ - Tamiris Ruslla Cabral Jacob (UNIFESP)
4 - ENTRE O ROSTO E O CINEMA: REFLEXÕES SOBRE RETRATOS CINEMATOGRÁFICOS - Thaiane de Toledo (Unespar)
SESSÃO SENSIBILIDADES URBANAS NO VÍDEO E NO CINEMA BRASILEIRO 1 (ONLINE) - Acesse a sala virtual
1 - O MODERNISMO CONSERVADOR PAULISTANO DE JOSÉ MEDINA EM FRAGMENTOS DA VIDA (1929) - Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior (ECA-USP)
2 - OUTRAS SENSIBILIDADES URBANAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO - Alberto da Silva (CRIMIC - Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Modes Ibériques Contemporains, Sorbonne Université)
3 - A FASE BRASILIENSE DE VLADIMIR CARVALHO: UM PROJETO DE MEMÓRIA POPULAR PARA BRASÍLIA - André Lima Monfrini (ECA-USP)
4 - CINEMA CONTEMPORÂNEO DE ALAGOAS E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DA REGIÃO ESTUARINA DE MACEIÓ - Roseane Monteiro Virginio (UFSC)
DIA 23/06/22 (QUINTA-FEIRA) - 14h às 16h - PRESENCIAL
SESSÃO CINEMA, MEMÓRIA, ESPAÇO E TEMPO (PRESENCIAL) - SALA 3
1 - O CINEMA, A FOTOGRAFIA E O TEMPO – NAS TELAS E NA VIDA - Ana Paula Málaga Carreiro (Unespar)
2 - A CULTURA FÍSICA E A NUDEZ CINEMATOGRÁFICA NA UFA: A CRÍTICA DE SIEGFRIED KRACAUER À WEGE ZU KRAFT UND SCHÖNHEIT (1925) - Jéssica Pereira Frazão (USP)
3 - DOCUMENTÁRIO NOTTURNO: UM OLHAR PARA O TERRITÓRIO QUE HABITA - Julia Dorneles Trombine (Unespar)
4 - O ESPAÇO REPRESENTADO EM DOIS CURTAS-METRAGENS PARANAENSES - Rodrigo Akira Minasse Tomita (Unespar)
SESSÃO CINEMA, VÍDEO E PROCESSOS CRIATIVOS 2 (PRESENCIAL) - SALA 4
1 - UM DOS CAMINHOS PARA ENTENDER A PRÓPRIA AUTORIA: AUTORIA DE FORA PARA DENTRO E DE DENTRO PARA FORA NO YOUTUBE - Kelvin Cigognini (Unespar)
2 - HILDA HÍBRIDA OUTRO EU - FILME ENSAIO PARA VIDEOINSTALAÇÃO - Galvanda Galvão (UFPA)
3 - A EXPERIÊNCIA DO ROTEIRO: A PESQUISA ARTÍSTICA NO PROCESSO DE ESCRITA DE UMA WEBSÉRIE AUDIOVISUAL - Julia Ribeiro Cazarré (Unespar)
4 - “EM MEMÓRIA DE HELENA”: SOBRE O USO DO FILME NUM ROTEIRO DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES - Victor Santos Vigneron de La Jousselandière (USP)
SESSÃO TEORIAS DO CINEMA E DO VÍDEO (PRESENCIAL) - SALA 7
1 - CINE-DELEUZE: INTRODUÇÃO A UM CINEMA NÃO-FASCISTA - Alvaro Luiz Nunes (UFPR)
2 - FLUXOS E CONSCIÊNCIAS NO CINEMA A PARTIR DO MONÓLOGO INTERIOR DE EISENSTEIN - Cameni Silveira (Unespar)
3 - REVISÃO CONCEITUAL DA NOÇÃO DE "FIGURA" NA TEORIA DO CINEMA - Edson Pereira da Costa Júnior (Unicamp)
4 - O APOLÍNEO E O DIONISÍACO NA MISE-EN-SCÈNE EM ME CHAME PELO SEU NOME - Rafael Alessandro Viana (Unespar)