Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTES
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina dedicada ao aprofundamento das reflexões sobre a importância os elementos delineadores da pesquisa científica, notadamente o problema de pesquisa, objetivos, justificativa e sua articulação com a filiação teórica e a escolha metodológica, considerando-se como objetos de estudo tanto os discursos cinematográficos e das artes do vídeo quanto os seus processos de criação. Sistematização de práticas de escrita no gênero acadêmico, trabalhando a competência linguístico-discursiva em situações de interlocução formal no contexto da área de artes e sua conexão com áreas afins.
TEORIAS DO CINEMA E DAS ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 60h
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Disciplina dedicada a tematizar as formulações teóricas presentes no desenvolvimento conceitual do Cinema e das Artes do Vídeo, observadas a partir de perspectivas históricas e em busca de inter-relações com outras áreas de conhecimento.
IMAGEM, CULTURA E SENTIDO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Reflexões sobre a imagem e seus regimes de produção de sentido no Cinema e nas Artes do Vídeo, levando-se em conta dimensões estéticas, históricas, sociais e culturais que constituem as visualidades destas artes.
PROCESSOS ARTÍSTICOS NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina dedicada à noção de criação enquanto vetor dos processos artísticos. As práticas cinematográficas e das artes do vídeo são objetos de investigação em suas dimensões de elaboração, realização e exibição, com foco na compreensão dos atos criativos.
SEMINÁRIO DE PESQUISA
CARGA HORÁRIA: 60h
CRÉDITOS: 4
EMENTA: Disciplina dedicada ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos visando aprimoramento de aspectos como definição de objetos de pesquisa, corpus de análises, possibilidades metodológicas, discussão dos processos individuais e amadurecimento de bases bibliográficas e artísticas.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
CINEASTAS – AUTORIA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA NO CINEMA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina dedicada ao estudo da evolução do conceito de autor no cinema e seus desdobramentos até o conceito de cineasta enquanto artista criador. As reflexões de cineastas e suas obras são objetos de investigação correlacionada em busca das proposições criativas e de seus percursos de pensamento até e a partir das obras.
CINEMA E RECEPÇÃO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Esta disciplina é dedicada ao estudo de aspectos culturais, estéticos e discursivos da recepção de obras cinematográficas, dando lugar a tematizações em torno das teorias da recepção e da espectatorialidade, do lugar do espectador na história e na construção dos sentidos e do valor dos filmes, de práticas e contextos da recepção cinematográfica, bem como da relação entre discurso, saber e poder na recepção de filmes.
CINEMAS, ESTÉTICAS, EXPERIÊNCIA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina dedicada a reflexões em torno de Cinema e cinemas no plural, bem como Cinema e sala escura. Estudo e análise comparativa de produtos cinematográficos ficcionais e não-ficcionais, considerando aspectos estéticos, estilísticos e autorais. Reflexões a respeito de suas relações com os contextos socioculturais em que se inserem, tendo em vista o redimensionamento dos padrões perceptivos e seus reflexos na construção de subjetividades. Investigação de questões epistemológicas ligadas ao conceito de estética em seus desdobramentos atuais. Avaliação da contribuição do instrumental teóricometodológico à leitura de narrativas fílmicas. A questão cinema(s) e experiência estética.
CINEMA, IDENTIDADE E MEMÓRIA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A disciplina compreende discussões sobre a relação entre cinema, identidade e memória a partir das questões interculturais, geográficas e identitárias, vertidas nos domínios das políticas das representações e nos imaginários sociais passados e contemporâneos. Propõe pensar questões relacionadas ao “nacional”, “internacional”, “periférico” e “transcultural” dentro do cinema, apesar da crise nos conceitos de “nação” e “nacionalismo”, em contraponto às narrativas de origem com relação ao cânone cinematográfico.
CORPO E MOVIMENTO NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Disciplina destinada a apresentar reflexões sobre a re[a]presentação do corpo em ação performática no cinema e nas artes do vídeo. Cinedança, videodança, videoclipes dançantes, ciberdança, documentários de dança). O corpo-comunicação, o corpo-câmera e a câmera-corpo.
ESTUDOS DE CINEMA BRASILEIRO: MODERNISMO, CRÍTICA E CINEFILIA
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Discussão de filmes e reflexões críticas sobre o cinema brasileiro moderno. Cineclubes, periódicos, cinematecas, mostras e festivais. Literatura cinematográfica. Práticas de pesquisa e estudos históricos de cinema na universidade.
ESTUDOS CULTURAIS, CINEMA E ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Essa disciplina busca discutir na perspectiva dos Estudos Culturais, a relação entre os processos históricos e a produção cinematográfica e das artes do vídeo, refletindo sobre práticas culturais e artísticas de cada tempo, com ênfase para as questões de gênero, raça, classe e sexualidade.
NARRATIVAS E INTERATIVIDADE NAS ARTES DO VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: A disciplina investiga as relações de aproximação e afastamento entre os conceitos de narrativa e interatividade no contexto das artes do vídeo. A abordagem articula a criação e a recepção em estrutura de tensão mediada pelo texto como sistema. Propõe-se, a partir de observação e reflexão teórica, identificar formas e efeitos da interatividade narrativa tais como simulação, jogo e texto ergódigo, em relação às plataformas de criação e suas respectivas limitações e propriedades computacionais.
VIDEOARTE
CARGA HORÁRIA: 30h
CRÉDITOS: 2
EMENTA: Esta disciplina tem o objetivo de investigar alguns contextos de aparição da videoarte. Isto se dará a partir do estudo de práticas artísticas notáveis, que trouxeram, de forma crítica, o vídeo em geral para o campo da arte e instauraram um espaço audiovisual poético para as tecnologias do vídeo. Tal produção videográfica será entendida, independentemente do período em que foi realizada, como um conjunto complexo de saberes compartilhados por diferentes campos do conhecimento.
TÓPICOS ESPECIAIS
TÓPICOS ESPECIAIS
CARGA HORÁRIA: 15h em cada tópico
CRÉDITOS: 1 para cada tópico
EMENTA: Cursos de curta duração sobre tópicos específicos ofertados conforme propostas de docentes do programa ou de docentes externos convidados para tal. Tais cursos serão creditados aos alunos participantes como atividades complementares.
Imagem, Cultura e Sentido.