Você está aqui: Página Inicial > Sobre PPG-CINEAV > Grupos de pesquisa

Grupos de Pesquisa

por Henrique Maschio última modificação 14/02/2022 12h25

 

CINECRIARE – Cinema: criação e reflexão

Líderes: Profa. Dra. Cristiane Wosniak e Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio

Ano de criação: 2014

O grupo de pesquisa Cinecriare tem por objetivo pesquisar o Cinema e as Artes do Vídeo enquanto campos das Artes em diálogo com outras áreas do conhecimento e com foco de investigação dirigido às obras cinematográficas e videográficas, aos artistas e seus contextos, sempre com atenção aos atos criativos e os processos de criação. Tais atos e processos de criação são tomados em suas correlações estéticas, sociais, de ensino/aprendizagem, tecnológicas e econômicas, enfatizando-se, em particular, a abordagem metodológica da Teoria de Cineastas e da Crítica de Processo. O Cinecriare configura-se a partir de uma única linha de pesquisa denominada “Análise crítica dos processos de criação no Cinema e nas Artes do Vídeo”, em consonância com os focos do grupo e com a Linha de Pesquisa 2, “Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo”, do PPG-CINEAV. Desta forma, tanto o GP quanto a linha (única) e os projetos de pesquisa, aqui vinculados, consideram objetos de investigação tanto as audiovisualidades (Cinema e Artes do Vídeo) quanto as manifestações das ideias, das teorias e dos conceitos advindos destas.


 

GP Eikos - Imagem e Experência Estética (CNPq)EIKOS

Com formação em 2020, o Grupo de Pesquisa se dispõe a produzir pesquisas sobre as variadas manifestações teóricas, críticas e sensíveis relacionadas ao fenômeno da experiência estética da imagem em diferentes períodos históricos, contextos de produção e recepção e nas diversas apreensões fenomenológicas relativas ao pensamento de e a partir de imagens - em múltiplas formas artísticas, com ênfase no cinema e nas artes do vídeo, mas contemplando também a fotografia, as artes visuais, as artes performáticas, a literatura, e todas as linguagens artísticas que produzem experiências estéticas por meio de imagens.

O Grupo se divide em duas Linhas de Pesquisa: Artemis (Arte, Memória e Identidades), que tem como principal objetivo estudar as relações entre arte, memória e identidades e as estratégias sensíveis de transmissão da memória escritas e reescritas nas obras artísticas e nos espaços de exposição\vinculação (objetos concretos: cinemas, instalações, museus, etc.); e Imago (Imagens e Imaginários), com o objetivo de estudar a “pensatividade” da imagem, a “pensatividade” do sujeito da imagem, as relações entre as diferentes paisagens visuais e seus desdobramentos afetivos, históricos e pragmáticos, além das configurações da experiência estética substancializadas nas diversas formas de fruição, apreensão, produção, recepção, suspensão, delimitação, negociação e configuração das imagens (destaca-se, nessa linha, como principais objetos de pesquisa a serem investigados, o estudo de peças fílmicas e produções audiovisuais).

Pesquisadores do PPGCINEAV da Linha Artemis: Prof. Dr. Rafael Tassi Teixeira, Profa. Dra. Sandra Fischer e Profa. Dra. Maria Cristina Mendes. Pesquisadores DO PPGCINEAV da Linha Imago: Profa. Dra. Beatriz Avila Vasconcelos, Profa. Dra. Claudia Priori, Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio

 


 

NAVIS - Núcleo de Artes Visuais

Criado em 2010 pelos professores Artur Freitas e Rosane Kaminski e certificado pela Universidade Estadual do Paraná, o Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação no campo das artes visuais, em suas relações com outras linguagens, entre as quais o cinema e o vídeo. A ênfase do grupo é a reflexão teórica e histórica dos processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea. O grupo é formado por duas linhas de pesquisa. A linha “História das artes visuais” caracteriza-se por pesquisas centradas no cruzamento entre a historicidade das artes visuais e os principais vetores culturais de uma dada sociedade, grupo ou contexto. Para tanto, privilegia-se o diálogo e as tensões do campo da arte moderna e contemporânea com as principais correntes da historiografia da arte. Já a linha “Artes e ficção” concentra-se no estudo teórico e historiográfico das relações entre cultura visual e regimes de ficcionalidade. Nesses termos, a linha parte de uma noção abrangente de “artes”, que, mediante o encontro entre imagem e ficção, envolve as diversas linguagens ficcionais de cunho imagético, com diversas pesquisas envolvendo o cinema e as artes do vídeo.

 


 

Kinedaria_logo_A_cor.png

Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo

Profa. Dra. Ana Lesnovisk e Prof. Dr. Fábio Jabur de Noronha

O grupo de pesquisa Kinedária reúne pesquisadores, artistas, docentes e discentes em torno da pesquisa em poética e processos de criação na área específica do cinema e artes do vídeo. Preocupa-se fundamentalmente com a observação e reflexão a respeito de processos poéticos que envolvam imagens em movimento, captação mediada por câmeras, edição e videografias, programação e computação nas artes, formas de interação audiovisuais, e outras formas de criação relacionadas. Possui como objetivos fortalecer a pesquisa em poética e processos de criação na linha de pesquisa "Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo" do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineAV) da Unespar; promover o compartilhamento de processos poéticos entre seus membros e entre a Universidade e a comunidade; sistematizar procedimentos de documentação, reflexão e disseminação de processos poéticos; estabelecer e discutir metodologias de estudo em poéticas no cinema e artes do vídeo; estimular a reflexão a respeito dos processos poéticos através da realização de eventos, publicações e exposições. Possui uma única linha de pesquisa denominada "Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo", que tem como objetos de pesquisa teorias de cineastas, processos de criação no cinema e nas artes do vídeo, relações entre aparatos técnicos e processos de criação no cinema e nas artes do vídeo.