Corpo Docente
ANA MARIA RUFINO GILLIES
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Mestrado e Doutorado pela UFPR. Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Campus II Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná-FAP, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes-GIPA, Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades-gpacs, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura-GEPEDIC e do Centro de Educação em Direitos Humanos-CEDH. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em História da Universidade Estadual do Paraná, Linha de Pesquisa Espaço de Práticas e Relações de Poder, onde ministro a disciplina de Espaços e Sociabilidades, oriento pesquisas e faço parte do Grupo de Estudos em História Cultural. Temas de interesse e pesquisas: relações entre história, memória e artes visuais, representações e protagonismos de figuras negras no cinema e demais artes visuais, relações entre escravidão e imigração no século dezenove e seus efeitos na contemporaneidade, relações étnico-raciais. Estudos a partir das perspectivas decolonial e interseccional.
Projeto de Pesquisa em andamento: NEGROS E NEGRAS NA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL
ALEXANDRE RAFAEL GARCIA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Video)
Alexandre Rafael Garcia é professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV). Doutor em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e bacharel em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Criador, produtor e diretor da série de vídeo ensaios “Dicionário de Cinema” e coordenador editorial da “Coleção Escrever o Cinema”. Autor do livro "Contos morais e o cinema de Éric Rohmer" (A Quadro, 2021). Trabalha com realização cinematográfica nas áreas de direção e produção. É integrante do grupo de pesquisa Cinecriare: Cinema - Criação e Reflexão (Unespar/CNPq). Coordenador de Iniciação Científica do campus Curitiba II da Faculdade de Artes do Paraná e Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Cinema e Audiovisual.
Projeto de Pesquisa em andamento: ESTILO E HISTÓRIA(S) DO CINEMA
BEATRIZ AVILA VASCONCELOS
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora em Filologia Clássica (Universidade Humboldt de Berlim). Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná/FAP. Pesquisa sobre funcionamentos da linguagem no cinema, com foco nas conexões entre cinema, atenção e linguagem poética. Tem especial interesse por cinemas experimentais e contemplativos e por teorizações de cineastas sobre o cinema poético. Coordena o Projeto Amador, atualmente dedicado à tradução de textos de Maya Deren. É co-editora da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo. É co-líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS-CNPq/Unespar). Escreve poesia e dramaturgia. E-mail: beatriz.vasconcelos@unespar.edu.br
Projeto de Pesquisa em andamento: IMAGEM E POESIA EM PENSAMENTOS DE CINEASTAS
CLAUDIA PRIORI
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professora Associada do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Doutora em História (UFPR/2012). Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), ambos da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: história das mulheres; estudos de gênero; violência; interseccionalidade; história das artes visuais.
Projeto de Pesquisa em Andamento: ARTISTAS MULHERES-MULHERES ARTISTAS: (IN)VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO NA HISTÓRIA DA ARTE
CRISTIANE DO ROCIO WOSNIAK
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Áreas de pesquisa e orientação:
- Corpo e Dança no Cinema
- Corpo e Dança nas Artes do Vídeo
- Teoria de Cineastas e Crítica de Processos aplicadas às audiovisualidades contemporâneas
Doutora e mestra em Comunicação e Linguagens (Estudos de Cinema e Audiovisual) pela UTP. Especialista em Artes (FAP). Docente adjunta da Unespar vinculada ao colegiado do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPR (linha de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). É líder do GP dos GP: CineCriare – Cinema: criação e reflexão (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq) e participante do GP Labelit – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/PPGE/CNPq).
Projeto de pesquisa em andamento: MULTILETRAMENTO DIGITAL E AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: PERSPECTIVAS PARA PROCESSOS DE (TRANS)CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (2024-2027).

DÉBORA OPOLSKI
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
É professora do Instituto Federal do Paraná. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do vídeo da UNESPAR desde 2019. Pós-doutora em Comunicação pelo PPGCom da UFPE. Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com a tese "A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema a partir da perspectiva da edição de diálogos" (2017). Bolsista Capes/Fulbright na University of Southern California (USC), School of cinematic Arts, entre agosto de 2015 e abril de 2016. Pesquisa sobre processos de criação e produção sonora, captação e edição de som para cinema e artes do vídeo. Autora dos livros "Introdução ao desenho de som", publicado pela editora da UFPB em 2013 e "Edição de diálogos no cinema: a fala cinematográfica como um elemento sonoro", publicado pela editora da UFPR, em 2021. É uma das editoras da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo, coleção editorial do PPG-CINEAV. Membro do Grupo de Pesquisa Cinecriare: Cinema – criação e reflexão (CNPq/PPG-CINEAV/Unespar). É apaixonada pela sonoridade da fala e pelas performances vocais.
Projeto de pesquisa em andamento: PROCESSOS CRIATIVOS SONOROS NO AUDIOVISUAL.
EDUARDO TULIO BAGGIO
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). É pós-doutor pelo PPGCOM da UFC, doutor pelo PPGCOS da PUC-SP e Mestre pelo PPGCOM da UTP. Integrante e co-líder do grupo de pesquisa “Cinecriare – Cinema: Criação e Reflexão” (Unespar/CNPq). Integra também o ST Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) desde 2016 e o GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal) desde 2015. Atualmente desenvolve pesquisas intituladas: “Processos de Criação no Cinema e a Cinematografia Paranaense” e “A economia criativa do audiovisual no Paraná: produção cultural e geração de renda em ambientes de desenvolvimento sustentável no período de 2018 a 2023”, pela qual é bolsista produtividade da Fundação Araucária (FA). Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Aniki, Cine Documental, Cognítio, Doc On-line, InTexto, Revista Livre de Cinema, Vazantes, entre outras. É um dos organizadores dos livros “Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas” (2016), “Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema” (2016) e "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema" (2017). Também é um dos organizadores do livro "Cineastas do Paraná: Primeiros Tempos" (2021). Em 2022 publicou o livro “Documentário: filmes para salas de cinema com janelas” e em 2023 o livro de organização “Filmmakers on Film: Global Perspectives”. Atua ainda como cineasta documentarista e entre seus filmes que dirigiu destacam-se: “Professoras” (2024), “A Alma do Gesto” (2020), “João & Maria” (2016), “Santa Teresa” (2014) e “Amadores do Futebol” (2008).
Projeto de pesquisa em andamento: “PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO CINEMA E A CINEMATOGRAFIA PARANAENSE” e “A ECONOMIA CRIATIVA DO AUDIOVISUAL NO PARANÁ: PRODUÇÃO CULTURAL E GERAÇÃO DE RENDA EM AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PERÍODO DE 2018 A 2023”.
FÁBIO NORONHA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Artista visual e professor no programa de Pós-graduação stricto sensu em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV: 2018-atual), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Nesta mesma instituição, leciona no bacharelado em Artes Visuais (BAV: 1996-atual) e coordenou o Laboratório Experimental de Vídeo (L.EX.VIDEO: 2016-2021). Em 2022 foi pesquisador visitante do Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem pós-doutorado na linha de Processos artísticos contemporâneos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC); mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS: 2005/6-2009/13). Suas pesquisas têm foco nos processos de criação em videoarte e seus circuitos de distribuição; nas relações entre vídeo e cinema; nos processos de criação em videoperformance e nas suas formas de apresentação; nas redes telemáticas e na leitura crítica das políticas de uso e termos privacidade dos contratos das redes sócio-técnicas. Participou de exposições nas principais instituições brasileiras, tais como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no MASP em São Paulo, MAC e MON em Curitiba. A partir dos anos 2000 passou a distribuir seus trabalhos gratuitamente na Internet (Creative Commons).
JUSLAINE DE FÁTIMA ABREU NOGUEIRA
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professora no Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CineAV) e no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, ambos da Unespar - campus Curitiba II/FAP. Doutora em Educação pela UFPR (2015), mestra em Letras pela UEM (2004) e graduada em Letras pela Unioeste (1999). É pesquisadora do Gpacs - Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (Unespar/CNPq) e vice-líder do Gilda - Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação (UFPR/CNPq). Atualmente é coordenadora do PPG-CineAV e vice-coordenadora do Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (Lica/Unespar). Foi Diretora de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos – Propedh/Unespar (2024). Suas atividades estão voltadas para os Estudos do Discurso, nas interfaces da Educação e do Cinema, perseguindo os seguintes temas: Experiência Estética, Formação e Artes da Existência, bem como Corpo, Poder e Produção de Subjetividades, especialmente em conexões com os estudos foucaultianos e demais diálogos com a filosofia política pós-estruturalista. É autora do livro “A Psiquiatrização da Educação” (2024), publicado pela Edunespar. Tem realizações no cinema documentário vinculadas a atividades de pesquisa, dirigindo o curta-metragem As Verdades de Ale em Nós (2017, 24’) e co-dirigindo com Eduardo Baggio os longas A Alma do Gesto (2020, 66’) e Professoras (2024, 71’).
Projeto de Pesquisa em Andamento: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, FORMAÇÃO, CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES E CRÍTICA DO PRESENTE: CORPO, PODER E ARTES DA EXISTÊNCIA
LUCIANA BARONE
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Artista da cena e professora adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da UNESPAR, tendo sido professora de atuação do Bacharelado em Artes Cênicas da mesma universidade, entre 2008 e 2024. Tem pós-doutorado em Theatre and Performance pela Goldsmiths University of London (2019-20), é Doutora (2007) e Mestra (2002) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP-FACIS (2017) e Educadora do Movimento Somático pelo programa de Body-Mind Centering® (2019). Em 2010, fez estágio de observação com o encenador e cineasta canadense Robert Lepage, no Metropolitan Opera House (Nova Iorque, 2010). Roteirizou, dirigiu e atuou no curta-metragem "Amazona" (2023). Encenou e dirigiu “Isadora: a dança do destino” (de sua autoria, Curitiba, 2018), “Elogio do Crime” (Teatro de Alvenaria, São Paulo, 2007), “Ensaio sobre a Liberdade” (Teatro de Alvenaria, São Paulo, 2004), “Ofélia em Off” (de sua autoria, São Paulo, 2008, 2005, 2003), “Cadafalso” (NT2aM, São Paulo, 1999) e “Revólver” (NT2aM, São Paulo, 1996-1997), atuando em seus solos autobiográficos “Desvio” (Curitiba, 2017) e “Iminência” (São Paulo, 2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas e integra o CInecriare - Cinema: Criação e Reflexão (ambos da UNESPAR/CNPq). Suas pesquisas interrelacionam psicologia junguiana e arquetípica com a criação artística, desdobrando-se nas relações entre cinema, imaginário e psique; no estudo das poéticas de Si (autobiografia e autoficção) e na investigação de poéticas feministas. No campo da atuação, enfoca o Body-Mind Centering® como suporte à Técnica Michael Chekhov.
Projeto de Pesquisa em Andamento: PSICOLOGIAS JUNGUIANA E ARQUETÍPICA E FEMINISMOS: ENTRELAÇAMENTOS COM A CRIAÇÃO ARTÍSTICA

MÁRCIO TELLES DA SILVEIRA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professor adjunto do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando na linha de pesquisa Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo. Doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral na Winchester School of Art, Universidade de Southampton, Reino Unido (bolsista PDSE/CAPES). Pós-doutorado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Recebeu o Prêmio Compós de Melhor Dissertação em 2014. Entre 2022 e 2024, atuou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). No período de 2020 a 2021, foi vice-coordenador do GP Teorias da Comunicação da INTERCOM. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui experiência em redação online e mais de dez anos de atuação como produtor cultural. Suas pesquisas focam nas tecnologias de imagem, com ênfase na relação entre estética e inovações tecnológicas, a representação de imaginários sociotécnicos no cinema, mudanças epistemológicas nas audiovisualidades e o impacto das tecnologias imagéticas na cultura visual e nas indústrias criativas.
Contato: marcio.telles@unespar.edu.br.
Projeto de Pesquisa em andamento: CINEMA, TECNOLOGIA E CULTURA AUDIOVISUAL: INOVAÇÃO, ESTÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO

MARIA CRISTINA MENDES
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação e Linguagens, na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual, na Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX (2000) e Bacharel em Pintura (1984), na Escola de Música e Belas Artes do Paraná/ Campus de Curitiba I/ Unespar/PR. Docente no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo e no curso de Licenciatura em Artes Visuais, Campus de Curitiba II – Unespar/ PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades - Unespar/ CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Políticas Públicas – UTP/ CNPq. Atualmente desenvolve pesquisa sobre poéticas artísticas e traduções criativas no Cinema e nas Artes Visuais, a partir de uma mirada decolonial.
Projeto de Pesquisa em andamento: A TRADUÇÃO CRIATIVA DECOLONIAL E A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL NO CINEMA E NAS ARTES VISUAIS.
PEDRO FAISSOL
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Professor colaborador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná e Docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Membro do Grupo de Pesquisa EIKOS - Imagem e Experiência Estética (CNPq/Unespar). Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Bacharel em Comunicação Social (habilitação Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF).
Projeto de Pesquisa em andamento: O USO DA CORTINA COMO INDICATIVO DOS REGIMES DE ENCENAÇÃO NO CINEMA
PEDRO PLAZA
(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do vídeo da UNESPAR. É Professor Associado no Departamento de História, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no curso de História - memória e imagem na mesma universidade. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (2019). Foi membro fundador da Cia de Teatro Nu Escuro (Goiânia), ator-pesquisador e articulador do movimento de teatro de grupos no estado de Goiás (1996-2004). Participou voluntariamente do projeto de descrição do Arquivo de Paulo Emilio Salles Gomes, na Cinemateca Brasileira (2005-2006). Tem experiência em docência no ensino superior desde 2003, com especial atenção aos estudos do cinema brasileiro - teoria e crítica. Realiza pesquisas principalmente na área de história, crítica e estética cinematográfica, com incursões no teatro e na literatura e ênfase na arte e estética brasileira.
Projeto de Pesquisa em andamento: A CRÍTICA DA CINEMATECA BRASILEIRA E A CRÍTICA DO NOVO CINEMA PORTUGUÊS NAS REVISTAS RENOVADORAS: DIÁLOGO E TÁTICAS DE DIFUSÃO DO CINEMA MODERNO (1953-1970)
RAFAEL TASSI
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB; 2018). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM; 2004). Professor Permanente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV\UNESPAR) e do Mestrado em Artes Visuais (PPGAV\UNESPAR). Professor Colaborador do Mestrado e Doutorado em História (PPGHIS\UFPR – Linha de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa). Professor Associado da UNESPAR, Campus Curitiba II. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eikos – Imagem e Experiência Estética. Seus estudos abrangem arte e memória; arquivos audiovisuais; fotografia e trauma; etc. É autor de vários artigos científicos em revistas Qualis Capes periódicos, e dos livros 'Cine Diaspórico Iberoamericano: Fronteras, Itinerarios y Transculturalismos' (Barcelona: UOC, 2016) e 'Arte e Holocausto: Da Produção da Memória à Escrita Fílmica e Fotográfica nas Representações sobre Auschwitz' (Porto Alegre: Sulina, 2019).
Projeto de pesquisa em andamento: MEMÓRIA E TESTEMUNHO: MEDIAÇÕES CRÍTICAS, ESTRATÉGIAS ARTÍSTICAS E DESLOCAMENTOS NA PERSPECTIVA ARTE E TRAUMA
ROSANE KAMINSKI
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Bolsista de Produtividade CNPq – PQ2. Professora Associada IV da UFPR. Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP) e Doutora em História (UFPR), é docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS-UFPR), do Mestrado em Artes Visuais (PPGAV-Unespar) e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (CINEAV-UNESPAR). Autora de A poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back (Intermeios, 2021); e A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Ed. UFPR, 2018). Coorganizadora de diversas coletâneas, entre as quais História e Imagem: representações de traumas (Paco, 2024); Monumentos, Memória e Violência (Letra e Voz, 2022); Cinema e Pensamento (Intermeios, 2021) e Artes e violências (Intermeios, 2020).
Projeto de pesquisa em andamento: CINEMA, ARTES VISUAIS E VIOLÊNCIA NO BRASIL DOS ANOS 1980-90
SANDRA FISCHER
(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca-USP, 2002), com pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ, 2009). Possui mestrado em Letras/Literaturas de Língua Inglesa (Universidade Federal do Paraná / UFPR, 1989) e graduação em Letras Inglês (UFPR, 1986); é especialista em Planejamento e Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas / FGV, 1997), tecnóloga em Desenho Industrial (Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR, 1979). Coordenadora (2013-2015 / 2017- ) do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom//UTP), no qual atua como pesquisadora e docente; como professora colaboradora, atua no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (CineAv/Unespar). É assessora ad hoc/parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp, membro pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (PUC/SP:COS-USP:FFLCH-CNRS:FNSP); membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos, de 1999 até 2005 foi coordenadora editorial da Significação - Revista Brasileira de Semiótica (hoje Significação - Revista de Cultura Audiovisual) . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, e também na área de Artes. Atua principalmente nos seguintes temas: cinema contemporâneo; cinema brasileiro contemporâneo; expressividades poéticas no cinema; ficção televisiva; figurino, moda e design de moda.
Projeto de pesquisa em andamento: POÉTICA DO DESLUGAR NO CINEMA CONTEMPORÂNEO DE FICÇÃO: duplo vínculo, desvios comunicacionais e incomunicabilidades afetivas