Você está aqui: Página Inicial > Sobre PPG-CINEAV > Corpo Docente

Corpo Docente

por henrique.maschio última modificação 17/12/2025 14h57

 

 

ALEXANDRE RAFAEL GARCIA 

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Video)

Alexandre Rafael Garcia é professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV). Doutor em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e bacharel em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Criador, produtor e diretor da série de vídeo ensaios “Dicionário de Cinema” e coordenador editorial da “Coleção Escrever o Cinema”.  Autor do livro "Contos morais e o cinema de Éric Rohmer" (A Quadro, 2021). Trabalha com realização cinematográfica nas áreas de direção e produção. É integrante do grupo de pesquisa Cinecriare: Cinema - Criação e Reflexão (Unespar/CNPq). Coordenador de Iniciação Científica do campus Curitiba II da Faculdade de Artes do Paraná e Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Cinema e Audiovisual. 

 

Projeto de Pesquisa em andamento: ESTILO E HISTÓRIA(S) DO CINEMA.

 

 ANA MARIA RUFINO GILLIES

  (Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Mestrado e Doutorado pela UFPR. Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Campus II Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná-FAP, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes-GIPA, Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades-gpacs, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura-GEPEDIC e do Centro de Educação em Direitos Humanos-CEDH. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em História da Universidade Estadual do Paraná, Linha de Pesquisa Espaço de Práticas e Relações de Poder, onde ministro a disciplina de Espaços e Sociabilidades, oriento pesquisas e faço parte do Grupo de Estudos em História Cultural. Temas de interesse e pesquisas: relações entre história, memória e artes visuais, representações e protagonismos de figuras negras no cinema e demais artes visuais, relações entre escravidão e imigração no século dezenove e seus efeitos na contemporaneidade, relações étnico-raciais. Estudos a partir das perspectivas decolonial e interseccional.

 

Projeto de Pesquisa em andamento: NEGROS E NEGRAS NA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL.

 

 ANDRÉA CARLA SCANSANI

  (Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). É professora associada do curso de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa voltada para os cinemas latino-americanos e caribenhos e ênfase na filmografia paraguaia. Tem experiência acadêmica e profissional na área da imagem cinematográfica, com publicações em torno da teoria da imagem, fotografia cinematográfica e cinemas latino-americanos. É coordenadora do grupo de pesquisa "Cinemas latino-americanos e caribenhos: conversas pluridimensionais" (CLAC/UFSC/CNPq) e dos Programas de Extensão Cine.edu (@cine.edu.ufsc) e Fotocrias (fotocrias.com.br). É graduada em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com período de estudos na Academia de Filme e Drama de Budapeste (Szinház-és Filmmüvészeti Föiskola, SFF), Hungria; mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora pelo Programa em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA/USP), com bolsa PDSE/CAPES. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe da Universidade Nacional Autônoma do México (CIALC/UNAM) e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (PPGHA/UNIFESP). Página pessoal: www.daraca1.com.br.

 

Projeto de Pesquisa em andamento: Rostos do cinema latino-americano: austeridade, alteridade e o encontro com o Paraguai.

 

  BEATRIZ AVILA VASCONCELOS

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Doutora em Filologia Clássica (Universidade Humboldt de Berlim). Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná/FAP. Pesquisa sobre funcionamentos da linguagem no cinema, com foco nas conexões entre cinema, atenção e linguagem poética. Tem especial interesse por cinemas experimentais e contemplativos e por teorizações de cineastas sobre o cinema poético. Coordena o Projeto Amador, atualmente dedicado à tradução de textos de Maya Deren.  É co-editora da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo. É co-líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS-CNPq/Unespar). Escreve poesia e dramaturgia. E-mail: beatriz.vasconcelos@unespar.edu.br.

 

 Projeto de Pesquisa em andamento: IMAGEM E POESIA EM PENSAMENTOS DE CINEASTAS.

 

CAMILA MACEDO FERREIRA MIKOS

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Video)

Professora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná. Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), bacharela em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná/Universidade Estadual do Paraná (FAP-UNESPAR). Atua também nas áreas de curadoria, programação e realização em cinema. Desenvolve pesquisas nos campos do cinema e da educação em interface com os estudos de gênero e sexualidade, em especial os de vertente queer e lesbofeministas.

 

Projeto de Pesquisa em Andamento: Políticas e poéticas de gênero na realização e curadoria audiovisuais.

 

CLAUDIA PRIORI

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Professora Associada do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Doutora em História (UFPR/2012). Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq), ambos da Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: história das mulheres; estudos de gênero; violência; interseccionalidade; história das artes visuais.

 

Projeto de Pesquisa em Andamento: ARTISTAS MULHERES-MULHERES ARTISTAS: (IN)VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO NA HISTÓRIA DA ARTE.

 

CRISTIANE DO ROCIO WOSNIAK

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

É Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), ambos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). É Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens (Estudos de Cinema e Audiovisual) pela UTP e Especialista em Artes (FAP). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vinculada à linha de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). É líder do GP CineCriare – Cinema: criação e reflexão (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq) e participante do GP Labelit – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/PPGE/CNPq). Atualmente, coordena o projeto de pesquisa “Cineastas do Paraná, 1951–1980: dos projetos dos primeiros longas-metragens à criação e consolidação das primeiras instituições de guarda, fomento e formação em cinema no estado”, com financiamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná em Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Convênio PD&I) entre a SETI e a UNESPAR. Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como: Revista Brasileira de Estudos da Presença; Revista da Fundarte; Revista Urdimento; Ânimus – Revista Interamericana de Comunicação Midiática; Razón Y Palabra (México; Ecuador) e Imagofagia – Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA). É organizadora, em parceria com Eduardo Baggio, do livro "Cineastas do Paraná: Primeiros Tempos" (2021).


Projeto de pesquisa em andamento: MULTILETRAMENTO DIGITAL E AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: PERSPECTIVAS PARA PROCESSOS DE (TRANS)CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (2024-2027). 

 

DÉBORA REGINA OPOLSKI

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

É professora do Instituto Federal do Paraná. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do vídeo da UNESPAR desde 2019. Pós-doutora em Comunicação pelo PPGCom da UFPE. Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com a tese "A fragmentação da performance vocal do personagem no cinema a partir da perspectiva da edição de diálogos" (2017). Bolsista Capes/Fulbright na University of Southern California (USC), School of cinematic Arts, entre agosto de 2015 e abril de 2016. Pesquisa sobre processos de criação e produção sonora, captação e edição de som para cinema e artes do vídeo. Autora dos livros "Introdução ao desenho de som", publicado pela editora da UFPB em 2013 e "Edição de diálogos no cinema: a fala cinematográfica como um elemento sonoro", publicado pela editora da UFPR, em 2021. É uma das editoras da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo, coleção editorial do PPG-CINEAV. Membro do Grupo de Pesquisa Cinecriare: Cinema – criação e reflexão (CNPq/PPG-CINEAV/Unespar). É apaixonada pela sonoridade da fala e pelas performances vocais.

 

Projeto de pesquisa em andamento: PROCESSOS CRIATIVOS SONOROS NO AUDIOVISUAL.

 

Eduardo Tulio BaggioEDUARDO TULIO BAGGIO

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). É pós-doutor pelo PPGCOM da UFC, doutor pelo PPGCOS da PUC-SP e Mestre pelo PPGCOM da UTP. Integrante e co-líder do grupo de pesquisa “Cinecriare – Cinema: Criação e Reflexão” (Unespar/CNPq). Integra também o ST Teoria de Cineastas da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) desde 2016 e o GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal) desde 2015. Atualmente desenvolve pesquisas intituladas: “Processos de Criação no Cinema e a Cinematografia Paranaense” e “A economia criativa do audiovisual no Paraná: produção cultural e geração de renda em ambientes de desenvolvimento sustentável no período de 2018 a 2023”, pela qual é bolsista produtividade da Fundação Araucária (FA). Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Aniki, Cine Documental, Cognítio, Doc On-line, InTexto, Revista Livre de Cinema, Vazantes, entre outras. É um dos organizadores dos livros “Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas” (2016), “Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema” (2016) e "Teoria dos cineastas, Vol. 3 - Revisitar a Teoria do Cinema" (2017). Também é um dos organizadores do livro "Cineastas do Paraná: Primeiros Tempos" (2021). Em 2022 publicou o livro “Documentário: filmes para salas de cinema com janelas” e em 2023 o livro de organização “Filmmakers on Film: Global Perspectives”. Atua ainda como cineasta documentarista e entre seus filmes que dirigiu destacam-se: “Professoras” (2024), “A Alma do Gesto” (2020), “João & Maria” (2016), “Santa Teresa” (2014) e “Amadores do Futebol” (2008).

 

Projeto de pesquisa em andamento: PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO CINEMA E A CINEMATOGRAFIA PARANAENSE”   “A ECONOMIA CRIATIVA DO AUDIOVISUAL NO PARANÁ: PRODUÇÃO CULTURAL E GERAÇÃO DE RENDA EM AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PERÍODO DE 2018 A 2023”. 

 

Fábio Jabur de NoronhaFÁBIO JABUR DE NORONHA

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Artista visual, mecânico de bicicleta e professor no programa de Pós-graduação stricto sensu em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV: 2018-atual), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Nesta mesma instituição, leciona no bacharelado em Artes Visuais (BAV: 1996-atual) e coordenou o Laboratório Experimental de Vídeo (L.EX.VIDEO: 2016-2021). Em 2022 foi pesquisador visitante do Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2025 foi pesquisador visitante do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), na Belas Artes da Universidade do Porto. Tem pós-doutorado na linha de Processos artísticos contemporâneos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC); mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS: 2005/6-2009/13); graduação em Pintura e especialização em História da Arte do Século XX (UNESPAR: 1990/4-2001/2). Desenvolve na universidade a pesquisa O vídeo e a performance na série INTOXICAÇÃO (2025-2029), resultado do seu trabalho como artista e pesquisador junto aos Grupos de Pesquisa Grupos de pesquisa: Cinema - Criação e Reflexão (UNESPAR/PPGCINEAV) e Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (PPGAV/UDESC).  Suas pesquisas têm foco nos processos de criação nas artes do vídeo e seus circuitos de distribuição; as artes do vídeo no Salão Paranaense; processos de criação em performance. Nos anos 1990, participou de exposições nas principais instituições brasileiras, tais como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, no MASP em São Paulo, MAC e MON em Curitiba. A partir dos anos 2000 passou a distribuir seus trabalhos gratuitamente na Internet. Desde 2015 coordena o programa de residência artística oi_Monstro, localizado em Curitiba, Paraná. Mais em: https://leglessspider.wordpress.com/

 
Projeto de pesquisa em andamento: REVISTA ARMINHA - VIDEOCINEMA INFINITO.

 

GLAUCIO HENRIQUE MATSUSHITA MORO

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e docente permanente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar (PPG-CINEAV). Doutor em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e graduado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui formação técnica em Desenho de Comunicação pela ETE Carlos de Campos. Atua nas áreas de vídeo, imagem, estética, processos de criação, animação e cultura visual. É integrante do GPLabelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/PPGE/CNPq) e do CineCriare – Cinema: criação e reflexão (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Participou da criação e implantação do curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR, contribuindo para sua estrutura pedagógica e processos de orientação. É coordenador da Pós-Graduação em Design de Animação da PUCPR e editor associado da Revista Personagem. Tem experiência profissional em fotografia, vídeo, TV e edição, tendo atuado na TV Cultura de São Paulo, na PUC-SP e na Editora Abril. Entre suas produções recentes, destaca-se a exposição fotográfica itinerante Naufrágio a Dois (2024–2025). É autor dos livros Edição de Áudio e Vídeo (2018), Naufrágio a Dois (2023) e Shipwreck for Two (2025). Publica artigos em revistas acadêmicas de relevância nacional dedicadas à linguagem, cultura, estética e design, com textos divulgados em periódicos como EntreLetras, Galáxia, Linguagens e Todas as Letras, entre outros veículos de importância nas áreas de estudos da imagem, discurso e processos de criação. Suas investigações estão voltadas ao vídeo como linguagem e aparato, aos processos de montagem e criação, à teatralidade da imagem técnica e às poéticas da educação estética.

 

Projeto de Pesquisa em Andamento: O Vídeo como Cena e Aparato: Teatralidade, Processos de Criação e Poéticas da Educação Estética.

 

JUSLAINE DE FÁTIMA ABREU NOGUEIRA

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Professora no Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CineAV) e no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, ambos da Unespar - campus Curitiba II/FAP. Doutora em Educação pela UFPR (2015), mestra em Letras pela UEM (2004) e graduada em Letras pela Unioeste (1999). É pesquisadora do Gpacs - Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (Unespar/CNPq) e vice-líder do Gilda - Grupo Interdisciplinar em  Linguagem, Gênero, Sexualidade e Subjetivação (UFPR/CNPq). Atualmente é coordenadora do PPG-CineAV. Também é co-coordenadora do Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (Lica/Unespar). Foi Diretora de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos – Propedh/Unespar (2024). Suas atividades estão voltadas para os Estudos do Discurso, nas interfaces da Educação e do Cinema, perseguindo os seguintes temas: Experiência Estética, Formação e Artes da Existência, bem como Corpo, Poder e Produção de Subjetividades, especialmente em conexões com os estudos foucaultianos e demais diálogos com a filosofia política pós-estruturalista. É autora do livro “A Psiquiatrização da Educação” (2024), publicado pela Edunespar. Tem realizações no cinema documentário vinculadas a atividades de pesquisa, dirigindo o curta-metragem As Verdades de Ale em Nós (2017, 24’) e co-dirigindo com Eduardo Baggio os longas A Alma do Gesto (2020, 66’) e Professoras (2024, 71’).

 

Projeto de Pesquisa em Andamento:  EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, FORMAÇÃO, CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES E CRÍTICA DO PRESENTE: CORPO, PODER E ARTES DA EXISTÊNCIA.

 

LUCIANA PAULA CASTILHO BARONE

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Artista da cena e professora adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da UNESPAR, tendo sido professora de atuação do Bacharelado em Artes Cênicas da mesma universidade, entre 2008 e 2024. Tem pós-doutorado em Theatre and Performance pela Goldsmiths University of London (2019-20), é Doutora (2007) e Mestra (2002) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP-FACIS (2017) e Educadora do Movimento Somático pelo programa de Body-Mind Centering® (2019). Em 2010, fez estágio de observação com o encenador e cineasta canadense Robert Lepage, no Metropolitan Opera House (Nova Iorque, 2010). Roteirizou, dirigiu e atuou no curta-metragem "Amazona" (2023). Encenou e dirigiu “Isadora: a dança do destino” (de sua autoria, Curitiba, 2018), “Elogio do Crime” (Teatro de Alvenaria, São Paulo, 2007), “Ensaio sobre a Liberdade” (Teatro de Alvenaria, São Paulo, 2004), “Ofélia em Off” (de sua autoria, São Paulo, 2008, 2005, 2003), “Cadafalso” (NT2aM, São Paulo, 1999) e “Revólver” (NT2aM, São Paulo, 1996-1997), atuando em seus solos autobiográficos “Desvio” (Curitiba, 2017) e “Iminência” (São Paulo, 2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas e integra o CInecriare - Cinema: Criação e Reflexão (ambos da UNESPAR/CNPq). Suas pesquisas interrelacionam psicologia junguiana e arquetípica com a criação artística, desdobrando-se nas relações entre cinema, imaginário e psique; no estudo das poéticas de Si (autobiografia e autoficção) e na investigação de poéticas feministas. No campo da atuação, enfoca o Body-Mind Centering® como suporte à Técnica Michael Chekhov. 

 

 Projeto de Pesquisa em Andamento: PSICOLOGIAS JUNGUIANA E ARQUETÍPICA E FEMINISMOS: ENTRELAÇAMENTOS COM A CRIAÇÃO ARTÍSTICA.

 

MARCIO TELLES DA SILVEIRA

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Professor adjunto do Bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e professor permanente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral na Winchester School of Art, Reino Unido (bolsista PDSE/CAPES). Pós-doutorado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Recebeu o Prêmio Compós de Melhor Dissertação em 2014. Entre 2022 e 2024, atuou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). No período de 2020 a 2021, foi vice-coordenador do GP Teorias da Comunicação da INTERCOM. É membro titular do Conselho da Editora da Universidade Estadual do Paraná (EDUNESPAR). Suas pesquisas investigam as tecnologias de imagem e seus efeitos estéticos, epistemológicos e culturais no cinema e no audiovisual, com ênfase nas relações entre técnica, corpo e regimes de visualidade. Atua na análise dos imaginários sociotécnicos produzidos por filmes de ação e ficção científica, explorando transformações na representação das masculinidades, nas formas de mediação técnica e nas gramáticas visuais que emergem da transição do analógico ao digital. Articulando arqueologia da mídia, teoria do cinema, estudos de gênero e filosofia da técnica, examina como inovações tecnológicas reconfiguram o corpo, a narrativa e a experiência audiovisual. Interessa-lhe compreender como o cinema e as indústrias criativas funcionam como laboratórios simbólicos que negociam ansiedades contemporâneas sobre obsolescência, performatividade, risco, subjetividade e poder. Contato: marcio.telles@unespar.edu.br.

 

Projeto de Pesquisa em andamento:  "CINEMA, TECNOLOGIA E CULTURA AUDIOVISUAL: INOVAÇÃO, ESTÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO" e "MASCULINIDADES TECNOLÓGICAS NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA".

 

MARIA CRISTINA MENDES

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação e Linguagens, na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual, na Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX (2000) e Bacharel em Pintura (1984), na Escola de Música e Belas Artes do Paraná/ Campus de Curitiba I/ Unespar/PR. Docente no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo e no curso de Licenciatura em Artes Visuais, Campus de Curitiba II – Unespar/ PR. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades - Unespar/ CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Políticas Públicas – UTP/ CNPq. Atualmente desenvolve pesquisa sobre poéticas artísticas e traduções criativas no Cinema e nas Artes Visuais, a partir de uma mirada decolonial.

 

Projeto de Pesquisa em andamento: A TRADUÇÃO CRIATIVA DECOLONIAL E A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL NO CINEMA E NAS ARTES VISUAIS.

 

 PEDRO DE ANDRADE LIMA FAISSOL

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná e Docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Integrante e co-líder do Grupo de Pesquisa EIKOS - Imagem e Experiência Estética (CNPq/Unespar). Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Publicou os livros "Eugène Green e a hipótese do cinema descortinado" (2021) e "A representação do milagre no cinema: iconografia, idolatria e crença" (2022), ambos pela editora A Quadro. Suas pesquisas se situam nas áreas da Análise Fílmica e da Teoria Cinematográfica, com foco nos estudos de cinema comparado e nas interfaces do cinema com as outras artes e com a religião.

 

Projeto de Pesquisa em andamento:  MOTIVOS VISUAIS E FIGURAÇÕES LIMÍTROFES NO CINEMA.

 

Pedro PlazaPEDRO PLAZA PINTO

(Linha 2: Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do vídeo da UNESPAR. É Professor Associado no Departamento de História, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no curso de História - memória e imagem na mesma universidade. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (2019). Foi membro fundador da Cia de Teatro Nu Escuro (Goiânia), ator-pesquisador e articulador do movimento de teatro de grupos no estado de Goiás (1996-2004). Participou voluntariamente do projeto de descrição do Arquivo de Paulo Emilio Salles Gomes, na Cinemateca Brasileira (2005-2006). Tem experiência em docência no ensino superior desde 2003, com especial atenção aos estudos do cinema brasileiro - teoria e crítica. Realiza pesquisas principalmente na área de história, crítica e estética cinematográfica, com incursões no teatro e na literatura e ênfase na arte e estética brasileira.

 

Projeto de Pesquisa em andamento:  A CRÍTICA DA CINEMATECA BRASILEIRA E A CRÍTICA DO NOVO CINEMA PORTUGUÊS NAS REVISTAS RENOVADORAS: DIÁLOGO E TÁTICAS DE DIFUSÃO DO CINEMA MODERNO (1953-1970).

 

ROSANE KAMINSKI

(Linha 1: Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo)

Bolsista de Produtividade CNPq – Nível C. Professora Associada IV da UFPR. Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP) e Doutora em História (UFPR), é docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS-UFPR), do Mestrado em Artes Visuais (PPGAV-Unespar) e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (CINEAV-UNESPAR). Líder do grupo de pesquisa CNPq Arte, Memória e Narrativa (AMENA), e vice-líder do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS). Autora de A poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back (Intermeios, 2021); e A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Ed. UFPR, 2018). Coorganizadora de diversas coletâneas, entre as quais Figurações sensíveis no cinema e na fotografia (Intermeios, 2025); História e Imagem: representações de traumas (Paco, 2024); Monumentos, Memória e Violência (Letra e Voz, 2022); Cinema e Pensamento (Intermeios, 2021) e Artes e violências (Intermeios, 2020).

 

Projeto de pesquisa em andamento: Fabulações críticas: o combate à violência no Brasil por meio das artes visuais e do cinema (1992-2022).