Você está aqui: Página Inicial > Notícias PPG-CINEAV > Cinema e História: perspectivas contemporâneas

Notícias

Cinema e História: perspectivas contemporâneas

Mesa-redonda organizada pelo PPG-CINEAV no 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva
última modificação: 14/09/2021 18h22

17/09 – sexta-feira - 17h 

 MESA 2   

Organização:  PPG-CINEAV/FAP/UNESPAR  

Cinema e História: perspectivas contemporâneas  

Participantes: 

Profa. Dra. Rosane Kaminski (PPGHIS/UFPR)  

Expressões do trauma: os curtas-metragens e a violência no Brasil dos anos 1990 

Pós-Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP), Doutora em História (UFPR), Professora Associada do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR), Professora Colaboradora do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É autora de Poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back (Intermeios, 2021) e A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960 (Ed. UFPR, 2018). Organizadora das seguintes coletâneas: Cinema e Pensamento (Intermeios, 2021), Artes & Violências (Intermeios, 2020), Imagem, narrativa e subversão (Intermeios, 2016), Arte e política no Brasil (Perspectiva, 2014) e História e Arte: encontros disciplinares (Intermeios, 2013). 

Profa. Dra. Izabel de Fátima Cruz Melo (ANPUH-BA/UNEB 

Uma história do cinema negra no Brasil   

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do GT Cultura Visual, Imagens e História da ANPUH-BA.  Autora do livro Cinema é mais que filme: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978), além de outras publicações em livros e revistas. Também colabora com festivais, participando de curadorias e júri. Têm interesses de pesquisa vinculados à história e historiografia do cinema, sociabilidades, cineclubismo, festivais de cinema e formação. 

 Profa. Dra. Carolina Amaral (PPGHS-UEL)  

Festivais de cinema e solidariedade internacional  

Professora de História da América da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora/orientadora do PPGHS-UEL. É doutora em História pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu um pós-doutorado em Cinema. É autora do livro O cinema latino-americano de Chris Marker, além de artigos e capítulos publicados no Brasil, França, Chile, Argentina, Espanha e Portugal.  

 Mediação:  

 Profa. Dra. Cláudia Priori (PPG-CINEAV/FAP/UNESPAR) 

 Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II/FAP. Doutora em História (UFPR/2012). Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II/FAP. Membro do Grupo de Pesquisa Eikos – Imagem e Experiência Estética da Universidade Estadual do Paraná. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/Unespar). 

 Link para acesso:  https://www.youtube.com/watch?v=7xgb-irY2AM