Você está aqui: Página Inicial > Cinemagem > Mesas

Mesas

por Bruno Ribeiro última modificação 15/06/2022 14h47

Mesa de Abertura: Diálogos historiográficos entre a crítica e a recepção cinematográficas. Com Prof. Dr. Fernando Mascarello (pesquisador independente) e Prof. Dr. Pedro Plaza Pinto (UFPR - PPG-CINEAV/Unespar)

PRESENCIAL - 21/06/22 (terça) - 14h (Auditório do NRE)

Fernando Mascarello: Doutor em Cinema pela USP (2004) e mestre em Psicanálise pela UFRGS (2020). Organizou os livros História do Cinema Mundial (Papirus, 2006, em 7a. Edição) e Cinema Mundial Contemporâneo (Papirus, 2008, em 2a. ed.). Na SOCINE, foi membro do Conselho Deliberativo de 1999 a 2010, além de criador e coordenador dos Seminários Temáticos "Indústria e Recepção Cinematográfica e Audiovisual" (2009 a 2011) e "Recepção Cinematográfica e Audiovisual" (2011 a 2013). Foi professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos entre 2003 e 2022. Atualmente é pesquisador independente.

Pedro Plaza Pinto: Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do vídeo da UNESPAR. É Professor Associado no Departamento de História, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no curso de História - memória e imagem na mesma universidade. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutor pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (2019). Foi membro fundador da Cia de Teatro Nu Escuro (Goiânia), ator-pesquisador e articulador do movimento de teatro de grupos no estado de Goiás (1996-2004). Participou voluntariamente do projeto de descrição do Arquivo de Paulo Emilio Salles Gomes, na Cinemateca Brasileira (2005-2006). Tem experiência em docência no ensino superior desde 2003, com especial atenção aos estudos do cinema brasileiro - teoria e crítica. Realiza pesquisas principalmente na área de história, crítica e estética cinematográfica, com incursões no teatro e na literatura e ênfase na arte e estética brasileiras. 

 

__________________________________________________________________________________

 

Mesa 01: Cinema e Subjetividades - Perspectivas Decoloniais

ONLINE - 21/06/22 (terça) - 20h - Link da transmissão

Organização: GPACS (Unespar/CNPq)

- Palestrante: Izabel de Fátima Cruz Melo (UNEB) 

Professora do Departamento de Ciências Humanas I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do PPGH da UNEB. Coordenadora do GT Cultura Visual Imagem e História da ANPUH-BA e pesquisadora associada da Filmografia Baiana. É autora e organizadora de várias publicações no campo dos estudos sobre festivais e mostras audiovisuais no Brasil, com interesses de pesquisa vinculados à História e Historiografia do Cinema, formação de espectadores, cineclubismo e festivais de audiovisual. 

- Palestrante: Kariny Martins (UFF) 

Curadora, pesquisadora, roteirista. É sócia na Cartografia Filme e atualmente é autora-roteirista na Rede Globo. Coordena a curadoria do Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo, diretora artística do FIANb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil e integra a equipe de curadoria do Olhar de Cinema. É conselheira Sul da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV) com pesquisa sobre Ficção especulativa no Cinema Negro brasileiro e Doutoranda em Comunicação da Universidade Federal Fluminense com investigação em curadoria.

- Palestrante: Michelle Sales (Escola de Belas Artes  - UFRJ) 

Professora Associada Escola de Belas Artes da UFRJ e do PPGMM da Unicamp. Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, no Brasil e em Portugal, e do projeto “As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial”. É Pós-Doutora em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra. Também atua como curadora independente (entre outras exposições;  “Daqui para a Frente: Arte Contemporânea em Angola, Caixa Cultural Rio de Janeiro, 2017, e Caixa Cultural Brasília, 2018).  Atua nas áreas de estudos decoloniais, pós-coloniais e anti-coloniais, feminismo interseccional, relações étnico-raciais e de gênero. 

- Mediadora: Claudia Priori (Unespar) 

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II/FAP. Doutora em História (UFPR/2012). Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (GPACS) da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II/FAP. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/Unespar).

 

__________________________________________________________________________________

 

Mesa 02: Figurações Reparadoras e Cultura do Trauma no Cinema e nas Artes do Vídeo

ONLINE - 22/06/22 (quarta) - 20h - Link da transmissão

 Organização: GP Eikos (Unespar/CNPq)

- Palestrante: Gabriela Almeida (ESPM-SP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência (CNPq/ESPM). Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Autora do livro "O ensaio fílmico ou o cinema à deriva" (2018) e organizadora das coletâneas "Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas" (2020) e "Políticas do sensível: corpos e marcadores de diferença na Comunicação" (2020). Integrou a diretoria da Socine na gestão 2019-2021. Foi proponente e é coordenadora do GP Estéticas, Políticas do corpo e Interseccionalidades da Intercom. É produtora e curadora do Seminário Pensar a Imagem no festival Cine Esquema Novo, em Porto Alegre. 

- Palestrante: Luiz Carlos Oliveira Jr. (UFJF)

Professor adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Arte, Cultura e Linguagens da mesma instituição. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Autor do livro A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo (Papirus, 2013). Atuou como crítico de cinema na revista Contracampo (2002-2011), entre inúmeras outras, tendo participado também do Trainee Project for Young Film Critics do Festival Internacional de Cinema de Roterdã (2008). Diretor e roteirista de O dia em que não matei Bertrand, curta-metragem 35 mm adaptado do conto homônimo de Sérgio Sant’anna.

- Mediador: Pedro Faissol (Unespar)

Professor colaborador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar). Co-lider do Grupo de Pesquisa EIKOS - Imagem e Experiência Estética (CNPq/Unespar) e coordenador dos Simpósios Temáticos do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva (Unespar). Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Bacharel em Comunicação Social (habilitação Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Sócio-fundador da produtora "Raio Verde Produções Artísticas" (2013-17). Roteirista e diretor dos curtas-metragens Homem (2008), Coração (2009) e Reconciliados (2013).

- Mediador: Rafael Tassi Teixeira (Unespar)

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professor do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV\UNESPAR). Professor do Mestrado e Doutorado em História (PPGHIS\UFPR – Linha de Pesqusa Arte, Memória e Narrativa). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eikos – Imagem e Experiência Estética.

 

 __________________________________________________________________________________ 

 

Mesa 03: Pesquisa e Processos de Criação em Cinema e Vídeo

PRESENCIAL - 23/06/22 (quinta) - 16h30 (Sala 07)

Organização: GP Cinecriare (Unespar/CNPq) e GP Navis (Unespar/CNPq)

- Palestrante: Luis Felipe Labaki (cineasta, pesquisador e tradutor)

Cineasta, pesquisador e tradutor. É graduado em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela mesma instituição, onde agora desenvolve sua pesquisa de doutorado. Entre outros trabalhos, realizou os curtas metragens "O pracinha de Odessa" (2013), "Que tal a vida, camaradas?" (2017), "Um guarda real" (2019) e "A maior massa de granito do mundo" (2020). Atua também como montador e compositor de trilhas musicais. Para o teatro, escreveu as peças "O balneário" (2012) e "Os fins do sono" (2016), ambas encenadas pelo Coletivo Cardume. É organizador e tradutor de "Cine-olho: manifestos, projetos e outros escritos" (Editora 34, 2022), coletânea de textos do cineasta Dziga Viértov traduzidos diretamente do russo.

- Palestrante: Rodrigo Grota (diretor de cinema e doutor pela UEL)

Diretor de cinema, escritor e professor. Nascido em Marília (SP) em 1979, mora em Londrina (PR) desde 1997. Doutor e Mestre em Literatura, dirigiu mais de 20 projetos, incluindo longas, séries de TV, curtas e documentários, conquistando mais de 70 prêmios. Fundador da Kinoarte, instituto que coordenou por 10 anos (2003-2013), é sócio da produtora Kinopus desde 2014. Seus filmes foram exibidos em mais de 20 países, com destaque para sessões especiais na França (Cinemateca Francesa), Japão, além de um livro publicado pela Universidade de Cambridge. Coordenador do Dramátika - Núcleo de CineDramaturgia, foi editor da Revista Taturana (2007-2012). Autor dos livros “Anotações para o leste” (2019) e “Fantasmátika - Teoria para um Cinema Poético” (2022, no prelo).

- Mediador: Wellington Sari (cineasta e mestre pelo PPG-CINEAV/Unespar)

Wellington Sari é cineasta, crítico, pesquisador e professor. Estreou em 2021 seu primeiro longa-metragem, Bia Mais Um. Como diretor, roteirista e produtor, realizou, também, vários curtas-metragens, programados nos mais diversos festivais de cinema do Brasil e da América Latina, bem como em canais de TV e serviços VOD.  Dentre os curtas, se destacam Monique ao Sol, Surf Surf, Coração Azul e Falta Pouco. É um dos sócios fundadores da produtora O Quadro. Como crítico de cinema, escreveu para as revistas Contracampo e Interlúdio. É graduado em cinema e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP).